Home Agronegócio Safras vê possível aumento de 4,5 mi sacas na safra de café do Brasil de 2024

Safras vê possível aumento de 4,5 mi sacas na safra de café do Brasil de 2024

A colheita de café no Brasil começa em geral entre abril e maio, com os grãos canéforas entrando primeiro no mercado em relação aos arábicas

por Reuters
0 comentário
(Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

O Brasil tem potencial de aumentar a produção de café para cerca de 70 milhões de sacas na temporada 2024/25, com colheita no atual ano calendário, o que seria um crescimento de 4,5 milhões de sacas na comparação com o ano anterior, de acordo com avaliação da consultoria Safras & Mercado.

“A ideia preliminar de Safras é que o Brasil colha perto de 70 milhões de sacas neste ano (safra 2024/25), sendo 47 de arábica e 23 de canéfora (conilon+robusta)”, disse a empresa de análises em relatório.

A colheita de café no Brasil começa em geral entre abril e maio, com os grãos canéforas entrando primeiro no mercado em relação aos arábicas.

A Safras informou também que estimativa da produção brasileira de café 2023/24 foi revisada para baixo para 65,5 milhões de sacas, versus 66,65 milhões de sacas anteriormente.

A produção de arábica foi revisada para cima, de 43,5 milhões para 43,8 milhões de sacas, mas a safra de conilon foi diminuída na estimativa de 23,15 milhões para 21,7 milhões de sacas.

A consultoria também disse que ajustou para cima a estimativa da safra 2022/23 do Brasil, agora indicada em 61,1 milhões de sacas, contra 58,9 milhões de sacas que eram estimadas anteriormente.

Segundo o consultor Gil Barabach, chama a atenção o volume de café ainda na mão do produtor. E essa percepção é bastante visual dentro de armazéns e a partir de depoimentos de produtores em importantes regiões produtoras, de acordo com a nota.

“O mais interessante é que não é só café colhido em 2023, mas também de safras mais antigas, especialmente de 2022. E isso acaba fundamentando um ajuste no quadro de oferta e demanda de café para o Brasil, que começa com os números de produção”, explicou.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.