Home Empresas Samsung sinaliza alta de 10 vezes no lucro do 1º tri com recuperação de preços dos chips

Samsung sinaliza alta de 10 vezes no lucro do 1º tri com recuperação de preços dos chips

Os analistas esperam que a Samsung recupere o atraso gradualmente, já que planeja iniciar as remessas de seus chips HBM

por Reuters
3 min leitura
(Imagem: Site Oficial Samsung)

A Samsung Electronics estimou nesta sexta-feira que seu lucro operacional do primeiro trimestre aumentará mais de 10 vezes, superando as expectativas do mercado, uma vez que os preços dos chips começaram a se recuperar impulsionados pelo boom da inteligência artificial.

A maior fabricante de chips de memória e de televisores do mundo estimou que seu lucro operacional subiu para 6,6 trilhões de wons (4,89 bilhões de dólares) no trimestre.

Analistas, em média, esperam por resultado positivo de 5,7 trilhões de wons, segundo a LSEG SmartEstimate.

O resultado, se confirmado, vai marcar um crescimento de 931% em relação aos 640 bilhões de won do ano anterior e será o maior lucro operacional da Samsung desde o terceiro trimestre de 2022.

Mas a previsão de receita não atendeu às expectativas, com a Samsung estimando alta de 11% em relação ao mesmo período do ano anterior, para 71 trilhões de won, abaixo da estimativa média de analistas compilada pela LSEG, de 72,3 trilhões de wons.

“Como a receita ficou praticamente em linha, mas o lucro operacional superou as expectativas, a avaliação do valor do estoque de chips flash NAND pode ter melhorado. A demanda por NAND melhorou, o que também pode ter impulsionado as margens”, disse Park Sung-soon, analista do Korea Investor Relations Service.

“A resposta inicial aos novos smartphones Galaxy S24 também foi positiva devido a recursos de IA incorporados no dispositivo.”

A empresa deve divulgar resultados consolidados em 30 de abril.

Os preços dos chips DRAM aumentaram cerca de 20% durante o primeiro trimestre em relação ao trimestre anterior, enquanto os chips flash NAND aumentaram de 23% a 28%, de acordo com o provedor de dados TrendForce.

A perspectiva de alta para a demanda por chips de memória, incluindo a explosão do apetite por microprocessadores de memória de alta largura de banda (HBM) usada em chipsets de IA, impulsionou um aumento de 34% nas ações da Samsung nos últimos 12 meses, superando o ganho de 10% do mercado mais amplo.

No entanto, o desempenho foi inferior ao da rival SK Hynix, cujas ações subiram 122% durante o mesmo período, em parte devido à entrada relativamente tardia da companhia no segmento.

Os analistas esperam que a Samsung recupere o atraso gradualmente, já que planeja iniciar as remessas de seus chips HBM mais recentes e mais potentes no terceiro trimestre.

“A Samsung está trabalhando duro no HBM, mas nada é visível ainda… Em comparação com os concorrentes, as ações da Samsung tiveram um desempenho inferior devido ao HBM”, disse Kim Roko, analista da Hana Securities.

“Pode ser difícil aumentar a participação no mercado com o HBM3E de 8 camadas que está sendo lançado atualmente, mas nenhuma empresa ainda recebeu aprovação para a versão de 12 camadas esperada para o final do ano. Acho que a Samsung pode passar adiante o que não foi capaz de fazer e vencer com produtos mais avançados.”

O terremoto de 7,2 graus de magnitude que atingiu Taiwan na quarta-feira provavelmente restringirá o fornecimento de semicondutores, e os analistas disseram que a Samsung e a SK Hynix podem aumentar os preços dos chips de memória em uma margem mais acentuada do que o planejado anteriormente, potencialmente impulsionando o lucro do segundo trimestre.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.