As ações da Santos Brasil (STBP3) foram incluídas na carteira recomendada de maio do Itaú BBA, mostra um relatório enviado a clientes nesta terça-feira (30).
Os papeis da empresa de operação portuária de logística integrada entram no lugar da Tegma (TGMA3) “um papel que apresentou bons resultados no quarto trimestre, mas que, por ser bastante correlacionado com o cenário macro brasileiro, vem apresentando um desempenho aquém do esperado”.
Santos Brasil
Segundo o banco, a Santos Brasil apresentando uma melhora substancial, considerando o incidente que comprometeu a capacidade de um competidor importante e que provavelmente refletirá em volumes e preços melhores que o esperado nos próximos anos.
“Além disso, notamos que a companhia está atingindo o pico do seu ciclo de investimentos em 2024, implicando uma redução importante de desembolsos nos próximos anos, favorecendo uma forte geração de caixa”, pontua o BBA.
A companhia é a operadora do maior terminal de contêineres do porto de Santos, que, por sua vez, é o hub portuário mais importante da América Latina em termos de volume movimentado.
Investimentos
O Porto de Santos receberá 21,3 bilhões de reais em investimentos no período de 2024 a 2028, em um plano que envolve aportes públicos, privados e de parcerias público-privadas (PPPs), anunciou em meados de março o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
Doze projetos estratégicos integram o plano de investimentos proposto pela pasta e pela Autoridade Portuária de Santos (APS), conforme o comunicado, o que inclui a construção do túnel Santos-Guarujá, a transferência do terminal de passageiros para o Valongo e o aprofundamento para 16 metros do canal de navegação do porto.