Home Ciência e Tecnologia Sebrae e AWS anunciam nova trilha de tecnologia em Nuvem

Sebrae e AWS anunciam nova trilha de tecnologia em Nuvem

O Sebrae Startups e a AWS assinaram um acordo para capacitar gratuitamente 25 mil pessoas do ecossistema nacional de startups

por Agência Sebrae
0 coment√°rio

O Sebrae Startups, plataforma de iniciativas voltadas para startups do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, e a Amazon Web Services (AWS) anunciam nova fase do projeto Startup na Nuvem, colaboração iniciada em 2023 que já capacitou gratuitamente cerca de 20 mil pessoas do ecossistema de startups em tecnologia de nuvem.

Nesta nova etapa, nomeada Startup na Nuvem TECH, al√©m diversificados conte√ļdos sob demanda incluindo intelig√™ncia artificial generativa, os participantes conter√£o com uma tutoria semanal, um espa√ßo com um time de instrutores t√©cnicos respondendo √†s d√ļvidas dos alunos em sess√Ķes ao vivo e por meio de um F√≥rum de Discuss√£o.

Os estudantes ainda ter√£o acesso √† plataforma FirstJob, que os conecta com o mercado de trabalho e potenciais empregadores, ap√≥s conclu√≠rem a capacita√ß√£o em nuvem. As inscri√ß√Ķes j√° est√£o abertas no site do programa;¬†acesse aqui.

O Brasil forma em torno de 53 mil pessoas na área de tecnologia da informação por ano, mas a demanda média anual é de 159 mil profissionais, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação (ABRAT).

Para ajudar a endere√ßar este desafio do mercado, em 2020, a AWS firmou o compromisso de capacitar gratuitamente 29 milh√Ķes de pessoas no mundo todo em tecnologia de nuvem at√© 2025. At√© o momento, mais de 21 milh√Ķes j√° foram treinadas.

Desde o ano passado, junto com o Sebrae Startups, a AWS já treinou quase 20 mil pessoas e estamos entusiasmados em expandir nossa colaboração para apoiar o ecossistema de empreendedorismo brasileiro.

Carolina Pi√Īa, l√≠der de Treinamentos Massivos da AWS para Am√©rica Latina

‚ÄúJuntos, estamos habilitando a pr√≥xima gera√ß√£o de empreendedores digitais com as ferramentas e habilidades necess√°rias para impulsionar a inova√ß√£o, a transforma√ß√£o e o crescimento de seus neg√≥cios. Esperamos ver os resultados e o impacto positivo que o¬†Startup¬†na Nuvem ter√° em milhares de¬†startups¬†e no desenvolvimento econ√īmico do Brasil como um todo‚ÄĚ, conclui.

(Imagem: Agência Sebrae)
(Imagem: Agência Sebrae)

Além disso, estão disponíveis treinamentos sob demanda dedicados aos times técnicos já atuantes em startups, envolvendo desde o CTO, a equipe de desenvolvedores e engenharia, além de alunos que desejam seguir nesta carreira. Esta trilha é dividida em seis etapas, disponíveis a partir de 06/05 e que se encerram no dia 25 de junho com uma tutoria ao vivo de duas horas.

Etapa 1 ‚ÄstDiscovery Day: curso sobre conceitos fundamentais de tecnologia em nuvem, o¬†AWS Cloud Practitioner Essentials (dura√ß√£o de 3h30);

Etapa 2 ‚Äď Como criar seu MVP (Produto M√≠nimo Vi√°vel) na Nuvem pronto para Escalar (dura√ß√£o de 50 minutos);

Etapa 3 ‚Äď Seguran√ßa na Nuvem AWS (dura√ß√£o de 40 minutos);

Etapa 4 ‚Äď Escale sua¬†Startup¬†com Aplica√ß√Ķes Modernas (dura√ß√£o de 1h);

Etapa 5 ‚Äď Intelig√™ncia Artificial Generativa e¬†Machine Learning¬†para¬†Startups¬†(dura√ß√£o de 1h30,);

Etapa 6 ‚Äď Tutoria do Curso Completo (dura√ß√£o de 2h, ao vivo, no dia 25/06).

Segundo Alexandre Souza, gerente de Inovação do Sebrae em Santa Catarina, essa nova trilha é essencial para que os profissionais tenham uma experiência completa com o projeto.

Além de terem acesso a uma plataforma de empregos, os profissionais que já trabalham com nuvem podem também aprofundar os seus conhecimentos com as tutorias em um movimento de capacitação cada vez mais completo e gratuito.

Alexandre Souza, gerente de Inovação do Sebrae em Santa Catarina

Os estudantes que completarem todos os módulos garantem o seu certificado de participação.

J√° as pessoas que realizarem o exame final e atingirem as melhores notas, concorrem a 20 (vinte)¬†vouchers¬†gratuitos para realizarem o exame de certifica√ß√£o AWS Cloud Practitioner, primeira certifica√ß√£o da AWS. Para mais informa√ß√Ķes e inscri√ß√Ķes, acesse o¬†site.

Sobre o projeto Startup na Nuvem

Em 2023, o Sebrae Startups e a AWS assinaram um acordo para capacitar gratuitamente 25 mil pessoas do ecossistema nacional de startups.

O lan√ßamento dessa parceria e abertura das inscri√ß√Ķes aconteceu dia 24 de agosto no palco do¬†Startup Summit, evento em Florian√≥polis, seguido de treinamentos para 400 startups presentes, com os conte√ļdos AWS que tamb√©m ser√£o oferecidos online, com destaque para os temas sobre Intelig√™ncia Artificial Generativa e¬†Machine Learning¬†para¬†startups.

A primeira trilha de desenvolvimento lan√ßada j√° capacitou cerca de 20 mil pessoas em conceitos introdut√≥rios de computa√ß√£o em nuvem e outros m√≥dulos sobre os benef√≠cios do uso da nuvem, seguran√ßa, modelos de servi√ßo, casos de uso, IA generativa e at√© sess√Ķes de mentoria com especialistas.

O Dinheirama √© o melhor portal de conte√ļdo para voc√™ que precisa aprender finan√ßas, mas nunca teve facilidade com os n√ļmeros.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informa√ß√£o e atesta a apura√ß√£o de todo o conte√ļdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que n√£o faz qualquer tipo de recomenda√ß√£o de investimento, n√£o se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.