O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, fará uma visita a Israel, à Cisjordânia e aos Emirados Árabes Unidos nesta semana, disse nesta segunda-feira uma importante autoridade do Departamento de Estado, com o objetivo de pressionar por mais ajuda humanitária para a Faixa de Gaza e assegurar a libertação dos reféns tomados pelo Hamas.
“O secretário vai salientar a necessidade de manter um maior fluxo de assistência humanitária à Faixa de Gaza, assegurar a libertação de todos os reféns e melhorar as condições dos civis em Gaza”, afirmou uma importante autoridade do Departamento, que não quis se identificar.
Blinken também discutirá o que os EUA pretendem ver na Faixa de Gaza se Israel for capaz de eliminar o Hamas, além da necessidade de haver um Estado palestino independente. Ele participará ainda do encontro do clima COP28, em Dubai.
Essa será a terceira viagem de Blinken ao Oriente Médio desde o dia 7 de outubro, quando militantes do Hamas mataram mais de 1.200 pessoas e levaram 240 reféns.
Em resposta, Israel bombardeou a Faixa de Gaza, um enclave densamente povoado na região costeira e que abriga 2,3 milhões de pessoas, e realizou uma ofensiva terrestre no norte. As ações deixaram mais de 15 mil palestinos mortos, segundo as autoridades de saúde de Gaza.
Alguns reféns foram libertados recentemente, em troca de palestinos detidos por Israel, em um acordo mediado pelo Catar e pelo Egito e que teve a concordância israelense, do Hamas e dos EUA.