Qual o segredo para investir melhor?Ao longo de minha trajetória com o Dinheirama, já tive a oportunidade de escrever vários artigos sobre investimentos. O foco sempre foi incentivar leitores como você a valorizar a importância de dedicar tempo e esforço como forma de comprometimento para alcançar seus objetivos através de aplicações inteligentes.

Felizmente existem no Brasil diversas opções de bons investimentos e as oportunidades surgem à medida que nos preparamos adequadamente para aproveitá-los, sempre com conhecimento e priorização da leitura, aprendizado e prática.

Alguns fatores são fundamentais para alcançar bons resultados nos investimentos e em um recente artigo no Blog da Órama (clique para ler), a Sandra Blanco destacou uma recente entrevista do grande investidor Warren Buffett.

Buffett, um dos investidores mais reconhecidos do mundo, disse à revista Forbes em julho que o segredo para ser um grande investidor e realizar lucros é controlar as emoções. De fato, racionalidade e disciplina são fundamentais em quaisquer circunstâncias, mas nos investimentos a falta destes atributos pode ocasionar prejuízos.

“O segredo é segurar suas emoções”, disse Buffett, querendo mostrar que investir é uma tarefa simples e que não são apenas as variáveis econômicas podem prejudicar os resultados dos investimentos.

Aqueles que conseguem conter a ansiedade, o medo e o excesso de confiança, em geral, são mais bem sucedidos na busca pela valorização de seus investimentos. Buffett sabe do que está falando e não é à toa que sua fortuna foi recentemente avaliada em US$ 58,5 bilhões (Forbes – Setembro de 2013). Leia o artigo na íntegra clicando aqui.

E como podemos controlar as emoções? Para alguns certamente é mais complicado do que para outros e o sangue frio quando o assunto é dinheiro “vale ouro”. É preciso agir de forma inteligente, com limites e muita parcimônia.

Quem não se lembra do efeito manada que tomou conta do mercado financeiro no agravamento da crise do subprime? Muita gente, por desconhecimento e/ou falta de preparo, realizou o prejuízo e viu boa parte do dinheiro aplicado em ações “evaporar”.

Uma saída inteligente para quem reconhece não ter o controle sobre as emoções é contar com o apoio de profissionais da área, como consultores financeiros especializados, gestores de fundos de investimentos e outras pessoas que estudaram e se prepararam para tomar decisões racionais em momentos importantes.

Um abraço e até a próxima. Foto investment concept, Shutterstock.

Ricardo Pereira
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários