Um segundo comboio de caminhões de ajuda humanitária entrou no lado egípcio da passagem de fronteira de Rafah neste domingo, em direção à Faixa de Gaza, de acordo com fontes de segurança e humanitárias egípcias em Rafah.
Um total de cerca de 19 caminhões transportando suprimentos médicos e alimentares foi inspecionado pela UNRWA, a agência de refugiados palestinos da ONU, disseram as fontes.
O primeiro comboio de 20 caminhões com suprimentos extremamente necessários entrou em Gaza no sábado.
Israel impôs um bloqueio total e lançou ataques aéreos em Gaza em resposta a um ataque mortal em solo israelense pelo Hamas em 7 de outubro.
A passagem de Rafah estava fora de operação desde pouco tempo depois, e os bombardeios no lado de Gaza danificaram vias e edificações.
Autoridades da ONU dizem que seria necessário um ritmo contínuo maior de pelo menos 100 caminhões por dia em Gaza para atender às necessidades urgentes.
Antes da eclosão do conflito mais recente, várias centenas de caminhões chegavam diariamente ao enclave.
O chefe humanitário da ONU, Martin Griffiths, disse à Reuters no sábado que o trabalho estava em andamento para desenvolver um sistema de inspeção “leve”, por meio do qual Israel poderia verificar os carregamentos, mas garantir um fluxo contínuo.