Home Finanças Pessoais Seguro cartão protegido: o que é, como funciona

Seguro cartão protegido: o que é, como funciona

Quem não conta com esse benefício pode efetuar a contratação do seguro por conta própria, diretamente no banco ou por meio de alguma seguradora de confiança

por Blog do Serasa
3 min leitura
Cartão de credito, milhas

Perder o cartão de crédito, ser vítima de roubo ou furto, ser coagido a fazer saques ou transferências são infelizmente situações que podem acontecer a qualquer momento.

O seguro bolso protegido (ou seguro cartão protegido) é um produto que pode minimizar os danos de imprevistos como esses e trazer mais tranquilidade, sobretudo para quem vive em grandes centros urbanos.

Neste artigo, entenda o que é e como funciona o seguro bolso protegido, saiba se vale a pena ou não contratar, como adquirir pela internet e qual o custo médio do serviço.

O que é o seguro bolso protegido (ou cartão protegido)

O seguro bolso protegido (ou seguro cartão protegido) é um tipo de seguro que tem como objetivo minimizar perdas financeiras causadas por eventos como roubos, furtos, saques mediante coação ou até mesmo simples perdas de cartão que gerem alguma transação desconhecida.

Portanto, é um mecanismo que protege os usuários contra imprevistos. É disponibilizado por bancos, bandeiras de cartão ou empresas particulares de seguro.

Além disso, pode ter “contratação automática” (dependendo da categoria do cartão de crédito), entrando como um benefício do cartão que geralmente cobra anuidades e, por isso, oferece vantagens como essa.

(Imagem: Reprodução/Freepik/@jcomp)
(Imagem: Reprodução/Freepik/@jcomp)

Quem não conta com esse benefício pode efetuar a contratação do seguro por conta própria, diretamente no banco ou por meio de alguma seguradora de confiança.

Coberturas desse tipo de seguro

O funcionamento do seguro bolso protegido é semelhante independentemente da seguradora ou empresa que fornece o serviço.

O que é variável são as coberturas e os valores envolvidos na operação (o custo mensal para o consumidor e o valor máximo de cada cobertura).

Alguns seguros oferecem coberturas até mesmo em caso de morte acidental ou invalidez permanente e total por crime, além de diária única por internação hospitalar também em decorrência de crime.

Além disso, é frequente que esse tipo de seguro promova também sorteios mensais (de valores variáveis), trazendo ainda mais benefícios para as pessoas.

De forma geral, o seguro bolso protegido (ou cartão protegido) oferece as seguintes coberturas:

Saque e compras sob coação

O que cobre: saques ou compras feitos mediante ameaça ao segurado, até o limite da cobertura.

(Imagem: Reprodução/Freepik/@wayhomestudio)
(Imagem: Reprodução/Freepik/@wayhomestudio)

O que não cobre: eventos em que o segurado não é a vítima, bancos irregulares ou estrangeiros, valores sacados do limite, saques acima do limite diário.

Perda, roubo ou furto de cartão

O que cobre: compras feitas com cartões furtados, perdidos e roubados, até o limite da cobertura.

O que não cobre: cartões que não estão em posse física do beneficiário do seguro ou em trânsito, clonagem e fraude eletrônica, perda de senha, cartões irregulares ou estrangeiros e prejuízos a fundos insuficientes na conta.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.