Hoje o assunto é o futuro, mas com um viés um pouco mais pesado e necessário de ser tratado. Falaremos do futuro contextualizado com a velhice, imprevistos de saúde, acidentes e morte.

Credo! Não dá para falar de coisas boas?! Sim, e é exatamente este o objetivo. Quero que você reflita no seu futuro (e também em sua família) justamente para que as coisas continuem sendo boas, mesmo em meio às questões inevitáveis e fatais da vida.

Proteger é mais importante do que conquistar

Vivemos numa era onde queremos tudo e queremos rápido. Neste contexto tem sido difícil ensinar as pessoas sobre a importância de se ter paciência e planejar suas vidas financeiras.

É fundamental refletirmos sobre nossos objetivos de vida e traçarmos planos para alcançá-los, dividindo-os em curto, médio e longo prazo.

De igual forma, precisamos, de uma vez por todas, pensar nos imprevistos que podem acontecer ao longo desse caminho. E acredite: eles virão. Não porque eu esteja sendo o profeta do caos, mas porque não conseguimos controlar todas as variáveis e complexidades da vida.

Ebook gratuito recomendadoTer uma Vida Rica Só Depende de Você

Aliás, proteger nossas conquistas é até mais importante do que seguir conquistando. De uma hora para outra, dependendo dos fatos, toda uma fortuna pode desaparecer.

Estou falando, por exemplo, da perda de um emprego, de um acidente que imobiliza membros do nosso corpo ou de uma doença grave que requer tratamento em tempo integral.

Se não estamos preparados para lidar com isso, tudo o que foi conquistado poderá ser gasto rapidamente para cobrir esses eventos.

Quando tudo vai bem, lá no fim pode terminar mal

Outro problema não menos grave é o fato de que tudo pode caminhar bem ao longo de sua vida, sem imprevistos. Você poderá viver bastante, até mais do que esperava, mas isso também pode ser ruim se você não deu atenção ao planejamento.

A expectativa de vida das pessoas está aumentando. Ao mesmo tempo, vemos que essas pessoas com comportamentos imediatistas não dão atenção para o fato de que poderão viver muito, mas que quando forem idosos, não terão a mesma disposição da juventude.

Se não nos prepararmos para alcançarmos a velhice com recursos suficientes para termos uma vida digna, estaremos fadados ao sofrimento e à dependência de terceiros.

A coisa fica ainda pior quando vemos que o governo já está ajustando a “máquina da previdência social” para retardar ou até diminuir os pagamentos da aposentadoria.

Planejando e se protegendo com previdência privada e seguros

Essas são as duas importantes ferramentas que não podem ficar de fora do seu planejamento financeiro.

Enquanto a previdência privada ajuda você a chegar na velhice com a tranquilidade da manutenção de um bom padrão de vida, os seguros ajudam você a preservar o patrimônio que você adquire ao longo da vida.

Quando falo de previdência privada, não estou falando necessariamente daqueles planos que você contrata com seu gerente de banco. Estou falando de você organizar sua vida financeira investindo regularmente para ter recursos mais adiante.

Você mesmo pode montar seu plano de previdência pessoal utilizando, por exemplo, a compra de títulos públicos de longo prazo, ou ações na bolsa de valores que pagam bons dividendos.

Leitura recomendadaPor que devo comprar títulos públicos (Tesouro IPCA+) pensando na minha aposentadoria?

Pode também adquirir produtos “prontos” de instituições financeiras, desde que observe bem as taxas envolvidas para que elas não “roubem” a sua rentabilidade.

E em relação aos seguros, é importante organizar a contratação deles de tal forma que protejam você em vida e também a sua família no caso de sua morte.

Dois especialistas deixam suas dicas sobre o tema

Para clarear um pouco mais esses assuntos, Conrado Navarro teve conversas com os especialistas Paulo Ribas e José Gaspar. Separei estes dois vídeos breves para você assistir:

(clique aqui para ver o vídeo com Paulo Ribas)

(clique aqui para ver o vídeo com José Gaspar)

Espero que tenha gostado! E se você desejar assistir conteúdos mais completos com estes dois especialistas, deixo os links dos dois episódios do programa Tudo Sobre o Seu Dinheiro, que foram gravados com eles:

Tudo sobre o Seu Dinheiro, com Conrado Navarro e Paulo Ribas

Tudo sobre o Seu Dinheiro, com Conrado Navarro e José Gaspar

Lembre-se: o seu futuro depende de suas ações de hoje! Um grande abraço e até a próxima!

Giovanni Coutinho
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários