Home Economia e Política Sentimento do consumidor alemão permanece em caminho de recuperação lento, diz GfK

Sentimento do consumidor alemão permanece em caminho de recuperação lento, diz GfK

"A recuperação do sentimento do consumidor está progredindo de forma lenta e muito lenta", disse Rolf Buerkl, especialista em consumo do NIM

por Reuters
0 comentário
Alemanha

O sentimento do consumidor alemão deve permanecer em seu caminho de lenta recuperação em abril, ajudado por menos famílias que veem a necessidade de economizar, mesmo com a incerteza sobre o desenvolvimento econômico da Alemanha, mostrou uma pesquisa nesta terça-feira.

O índice de sentimento do consumidor, publicado em conjunto pelo instituto GfK e pelo Instituto de Decisões de Mercado de Nuremberg (NIM), subiu ligeiramente para abril, a -27,4, de um patamar revisado de -28,8 para março, superando a previsão de analistas consultados pela Reuters de -27,8.

Uma queda de cinco pontos na propensão a economizar, para 12,4, ajudou a impulsionar o sentimento geral, mostraram os dados, mas o subindicador ainda é relativamente alto: no mesmo período do ano passado, foi de 1,3.

“A recuperação do sentimento do consumidor está progredindo de forma lenta e muito lenta”, disse Rolf Buerkl, especialista em consumo do NIM.

“O crescimento da renda real e um mercado de trabalho estável são, por si só, pré-requisitos muito bons para uma rápida recuperação da economia de consumo, mas os consumidores ainda carecem de segurança de planejamento e otimismo em relação ao futuro”, acrescentou Buerkl em um comunicado.

Um novo declínio na inflação e uma estratégia política clara para o desenvolvimento futuro da Alemanha são a única maneira de os consumidores recuperarem a segurança do planejamento e contribuírem para a recuperação da maior economia da Europa, disseram os institutos.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.