Home Economia e Política Setor manufatureiro dos EUA cresce pela 1ª vez em 1 ano e meio

Setor manufatureiro dos EUA cresce pela 1ª vez em 1 ano e meio

O subíndice de novos pedidos da pesquisa ISM, voltado para o futuro, aumentou de 49,2 em fevereiro para 51,4 no mês passado

por Reuters
0 comentário
Máquinas Indústria (Imagem: Reprodução/REUTERS/Sakura Murakami)

O setor industrial dos Estados Unidos cresceu pela primeira vez em um ano e meio em março, com forte recuperação da produção e aumento dos novos pedidos, mas o emprego nas fábricas permaneceu fraco e os preços dos insumos subiram.

O Instituto de Gestão do Fornecimento (ISM, na sigla em inglês) informou nesta segunda-feira que seu Índice de Gerentes de Compras (PMI) industrial aumentou para 50,3 no mês passado, a maior e primeira leitura acima de 50 desde setembro de 2022, em comparação com 47,8 em fevereiro.

A recuperação encerrou 16 meses consecutivos de contração no setor industrial, que responde por 10,4% da economia. Esse foi o período mais longo desde o período de agosto de 2000 a janeiro de 2002.

Uma leitura do PMI acima de 50 indica crescimento no setor industrial. O ISM e outras pesquisas privadas têm superestimado grosseiramente a fraqueza do setor industrial, que tem sido prejudicado por custos de empréstimos mais altos. Dados do governo de quinta-feira mostraram que a produção industrial cresceu a uma taxa anualizada de 0,9% no quarto trimestre. Ela cresceu 1,6% em 2023, em comparação com 0,8% em 2022.

Economistas consultados pela Reuters previram que o PMI subiria para 48,5. Embora os gastos dos consumidores tenham se deslocado para os serviços, a demanda por bens continua forte.

O subíndice de novos pedidos da pesquisa ISM, voltado para o futuro, aumentou de 49,2 em fevereiro para 51,4 no mês passado.

A produção nas fábricas se recuperou, com o subíndice de produção subindo para 54,6, em comparação com 48,4 no mês anterior.

No entanto, a inflação no portão das fábricas aumentou. A medida da pesquisa para os preços pagos pelos fabricantes subiu para 55,8, de 52,5 em fevereiro.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.