Home Economia e Política Setor manufatureiro dos EUA tem fraqueza em junho, mostra ISM

Setor manufatureiro dos EUA tem fraqueza em junho, mostra ISM

O Fed aumentou sua taxa de juros em 525 pontos-base desde 2022 para conter a inflação

por Reuters
3 min leitura

O setor manufatureiro dos Estados Unidos contraiu pelo terceiro mês consecutivo em junho e uma medida dos preços pagos por insumos caiu para o nível mais baixo em seis meses em meio à demanda fraca por bens, indicando que a inflação pode continuar a diminuir.

O Instituto de Gestão de Fornecimento (ISM) informou nesta segunda-feira que seu PMI manufatureiro caiu de 48,7 em maio para 48,5 no mês passado. Uma leitura acima de 50 indica crescimento no setor manufatureiro, que responde por 10,3% da economia.

Economistas consultados pela Reuters previam que o PMI subiria para 49,1. O setor manufatureiro está sendo pressionado por taxas de juros mais altas e pela diminuição da demanda por bens.

Dados do governo da semana passada mostraram que a produção manufatureira contraiu a uma taxa anualizada de 4,3% no primeiro trimestre, com a maior parte do declínio vindo de bens duráveis.

O Federal Reserve tem mantido sua taxa de juros de referência na faixa atual de 5,25% a 5,50% desde julho passado. Os mercados financeiros esperam que o banco central dos EUA inicie seu ciclo de afrouxamento em setembro, embora as autoridades tenham adotado recentemente uma perspectiva mais dura.

O Fed aumentou sua taxa de juros em 525 pontos-base desde 2022 para conter a inflação.

O subíndice de novos pedidos da pesquisa do ISM subiu de 45,4 em maio para uma leitura ainda moderada de 49,3. A produção nas fábricas diminuiu pela primeira vez desde fevereiro, com o subíndice de produção caindo de 50,2 em maio para 48,5.

Diante da fraqueza das encomendas, a inflação nos portões das fábricas foi muito mais branda no mês passado. A medida da pesquisa sobre os preços pagos pelos fabricantes caiu para 52,1, a leitura mais baixa desde dezembro, em comparação com 57,0 em maio.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.