Um indicador do Bank of America que avalia o posicionamento em ações dos gestores de recursos nos EUA mostra que operar na ponta contrária deles pode ser uma boa ideia para conseguir um bom rendimento.
O Sell Side Indicator (SSI), publicado todos os meses, revela que contrariar as alocações consensuais em Wall Street têm sido uma boa ideia.
“Em outras palavras, é um sinal de alta quando os estrategistas de Wall Street estão extremamente pessimistas e vice-versa”, revela Savita Subramanian, estrategista quantitativo de ações do banco na última edição do SSI, que mostra o sentimento de julho.
Apesar de melhorar nos últimos dois meses, o SSI ainda está em território neutro, o que indica que ainda vale duas vezes mais a pena estar na posição comprada do que na vendida.
Segundo os dados, o nível atual indica um retorno de 15% nos próximos 12 meses para o S&P 500, chegando a 5.300 pontos.
“Historicamente, quando o indicador está aqui, ou abaixo, os retornos para o S&P 500 de 12 meses à frente foram positivos em 95% do tempo e o retorno médio foi de 21%”, explica Subramanian e sua equipe no relatório.
Sell Side Indicator (SSI) desde agosto de 1985 a julho de 2023
Alocações
O SSI subiu 93 pontos-base desde maio, quando atingiu o seu nível mais pessimista em 6 anos (52,5%), mas embora os estrategistas tenham adicionado ações, eles cortaram suas alocações recomendadas de títulos e dinheiro em 54 pontos-base e 17 pontos-base, respectivamente.
“O aumento das alocações de ações e a queda das alocações de títulos marcam uma reversão do amor aos títulos e ódio às ações que se desenvolveu durante 2022”, ressalta o BofA.
Ainda assim, a fatia em títulos está em 34%, que é o maior nível em 10 anos, e o de caixa em 3%, apenas 30 pontos-base acima da mínima histórica da pesquisa.