Home Empresas Simpar une concessionárias da Vamos e Automob e irá listar ações

Simpar une concessionárias da Vamos e Automob e irá listar ações

Nova Automob será dividida entre 64,12% nas mãos da Simpar, enquanto a Vamos e Automob deterão, respectivamente, 21,39% e 14,49%

por Gustavo Kahil
3 min leitura
Concessionárias de carros Automob

A Simpar (SIMH3) anunciou neste domingo (29) uma reorganização estratégica significativa envolvendo suas subsidiárias Vamos Locação (VAMO3) e Automob, que culminará na listagem da Automob na B3 (B3SA3). Essa operação tem como objetivo fortalecer a posição das duas empresas no mercado e gerar oportunidades de crescimento orgânico e inorgânico, além de aumentar a transparência e previsibilidade para os investidores.

Conforme o fato relevante divulgado pela Simpar, a operação tem como foco principal tornar a Vamos Locação exclusivamente dedicada ao segmento de locação de caminhões, máquinas e equipamentos. Paralelamente, as operações da Vamos Concessionárias serão combinadas com as da Automob para formar a “NewCo”, que será listada no Novo Mercado da B3, mantendo a marca Automob​.

Essa reorganização busca “simplificar a compreensão das teses de investimento” e permitir uma alocação de capital mais previsível, atendendo a uma demanda crescente dos investidores. A Simpar acredita que a separação das operações facilitará o crescimento de cada segmento de negócio, maximizando o desempenho tanto da Vamos Locação quanto da futura NewCo​.

Etapas da transação da Automob

A transação será realizada em etapas. Inicialmente, haverá a cisão das operações de locação e concessionárias da Vamos. Parte das ações da Vamos Concessionárias será distribuída aos acionistas da Vamos Locação como dividendos in natura. Além disso, a Vamos Concessionárias adquirirá 35,49% da Automob por R$ 1 bilhão em caixa, consolidando sua participação.

Após essa aquisição, a Automob será incorporada pela Vamos Concessionárias, resultando na criação da NewCo. Com essa fusão, a Automob deixará de existir como pessoa jurídica, mas sua marca será preservada, e os acionistas da Automob receberão novas ações emitidas pela Vamos Concessionárias​.

A composição acionária da NewCo será dividida entre 64,12% nas mãos da Simpar, enquanto os acionistas minoritários da Vamos Locação e Automob deterão, respectivamente, 21,39% e 14,49%. Para financiar a transação, a NewCo contará com uma linha de crédito já garantida de R$ 1 bilhão, com condições de mercado adequadas ao perfil de endividamento da nova empresa​.

Ao final do processo, os acionistas da Vamos Locação possuirão ações de duas empresas listadas no Novo Mercado: Vamos Locação e a NewCo. Ambas estarão posicionadas como líderes em seus setores, com grandes possibilidades de crescimento e geração de valor a longo prazo​.

A reestruturação é respaldada pelo ciclo de crescimento acelerado da Automob, que multiplicou sua receita líquida por 15 vezes desde 2020.

Para garantir a transparência e a defesa dos interesses dos acionistas minoritários, o Conselho de Administração da Vamos Locação formou um comitê independente, composto por especialistas com “notória experiência e capacidade técnica”. Esse comitê terá a responsabilidade de negociar os termos e condições da transação​.

A listagem da NewCo no Novo Mercado da B3 proporcionará à empresa acesso ampliado ao mercado de capitais, permitindo diversificar suas fontes de financiamento e potencialmente reduzir seus custos de capital. Além disso, a NewCo poderá utilizar suas ações para realizar movimentos estratégicos, como fusões e aquisições, acelerando a consolidação do setor de concessionárias no Brasil​.

Enquanto a Vamos Locação continuará focada no segmento de locação de caminhões, máquinas e equipamentos, a empresa manterá suas subsidiárias Truckvan e BMB, além da operação de venda de ativos desmobilizados, que continuará sendo parte de sua estrutura operacional​.

Por outro lado, a NewCo, ao combinar as operações da Automob e Vamos Concessionárias, se tornará o maior e mais diversificado grupo de concessionárias do Brasil, com um portfólio robusto de marcas e modelos, abrangendo veículos leves, pesados e máquinas​.

A operação, que está sujeita à aprovação dos acionistas e autoridades regulatórias, deverá ser concluída até o final de 2024.

Veja o comunicado da Simpar

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.