Home Finanças Pessoais Simplifique e viva melhor usando o Método 5S

Simplifique e viva melhor usando o Método 5S

por Bernadette Vilhena
0 comentário

Simplifique e viva melhor usando o Método 5SEm meu dia a dia, costumo aplicar algumas ferramentas e metodologias que uso nas minhas intervenções junto às empresas. Posso afirmar que os resultados são positivos e animadores. Hoje trago para vocês a metodologia chamada 5S, um programa que tem impacto direto no comportamento das pessoas que a praticam e podem auxiliá-lo na importante tarefa de colocar suas contas em dia.

O 5S é uma metodologia criada no Japão, na década de 60, com o objetivo de melhorar o ambiente nas fábricas. Eles notaram que se tornassem o local de trabalho mais limpo e organizado, diminuiriam o desperdício, o número de acidentes e ainda teriam um aumento da produtividade. Assim, a implantação desse programa é um sucesso até hoje e é base para os programas de Qualidade Total[bb].

Aprendemos muito com a cultura oriental, principalmente sobre a importância dada às coisas pequenas do cotidiano. Vemos que é possível melhorar os padrões a cada dia, adotando práticas simples e tendo a persistência como lema. Essa metodologia tem como característica principal a facilidade de entendimento. Trata-se de um programa participativo e promotor da qualidade que provoca uma quebra de paradigma empresarial e pessoal.

O nome 5S vem de cinco palavras japonesas iniciadas com S: Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu e Shitsuke. O quadro abaixo traduz para o português o conceito dessas palavras:

Método 5S - Sigla

Atualmente, educar para a sustentabilidade é uma necessidade e a adoção da prática do 5S nas empresas e na vida pessoal contribui para melhorar a vida no planeta. É um programa que leva o indivíduo a perceber que uma vida mais organizada, mais simples e sem desperdício traz muitos benefícios.

No ambiente físico, as melhorias são imediatas, mas o impacto de um programa bem executado é percebido também na mudança de comportamento de quem o pratica. É a busca pela melhoria da qualidade de vida[bb].

Alguns resultados práticos
Presenciei várias mudanças positivas nas empresas durante a adoção desse programa. O clima empresarial melhora devido a nova organização adotada, o número de desentendimentos diminui, pois cada um torna-se responsável por seu local de trabalho, o controle de estoque fica mais fácil e o financeiro se beneficia de menos erros e mais atenção.

Após a implantação dessa metodologia em uma empresa que atendi, um grupo de funcionários decidiu usar o ônibus para ir ao trabalho. Assim, eles contribuíram para a diminuição de CO2 – já que quatro carros ficaram na garagem – e tiveram tempo para colocar o papo em dia durante o trajeto. Uma das funcionárias desse grupo decidiu usar esse momento para voltar a ler livros! Vejam que não só a empresa ganhou vantagem com a adoção dessa prática, mas seus colaboradores também.

A praticidade como vantagem do programa
O programa 5S é muito prático. É necessária uma breve leitura de sua teoria e muita disposição para implantá-las. No ambiente doméstico, a prática é mais fácil devido a complexidade ser menor. Mas atenção: para que a metodologia funcione adequadamente é preciso o envolvimento de todos em casa!

Falarei sobre os cinco sensos de modo muito simples e com enfoque doméstico. Quem quiser saber mais sobre a o programa 5S, principalmente sobre sua aplicação nas empresas, recomendo a leitura de livros sobre o tema, principalmente os voltados para a Qualidade Total[bb]. Fique a vontade também para enviar suas dúvidas diretamente para mim através do e-mail [email protected].

Comece a fazer um 5S em sua carteira, em sua bolsa ou pasta de trabalho. Com certeza encontrará muito papel desnecessário do tipo panfleto de propaganda de orçamento dentário – que você nem sabe por que está ali, pois já tem seu dentista de confiança! -, ticket de supermercado, extrato bancário antigo, ingresso de um filme que assistiu há meses e por ai vai. Faça essa experiência! Garanto que além de liberar espaço, você dará muitas risadas ao constatar como guarda coisas inúteis! É uma terapia.

É importante falar que a palavra senso traz consigo a idéia de atitude e disposição para promover condutas de utilização, ordenação, limpeza, asseio e autodisciplina. Já se fala em outro senso, o Shittsokoku que se refere a persistência. Mais, já encontramos empresas que adotam o 7S e 9S.

Os Sensos

Senso de utilização – SEIRI
Consiste em separar e retirar itens desnecessários ou pouco utilizados no local a ser arrumado. Com isso, consegue-se a liberação de espaço e a identificação dos itens que possuímos. Aprendemos que guardamos muitas coisas desnecessárias para nós e que podem ser úteis para outros. Certamente, após essa fase o ambiente ficará mais leve proporcionando a todos um bem estar incrível.

Método 5S - Senso

Dica: procure praticar esse senso também em relação ao tempo que você dedica a ações que não agregam. Por exemplo, conversas fúteis e leitura de e-mails inúteis!

Senso de ordenação – SEITON
Este senso consiste em ordenar tudo o que foi separado. É o popular “cada coisa em seu lugar”, para facilitar o acesso quando for preciso. É aconselhável, nessa fase, o uso de etiquetas e pastas coloridas para facilitar a localização dos objetos. Usem de forma inteligente as gavetas, a estante, os armários e a mesa. O importante é que fique claro o local de cada objeto.

Por exemplo, utilize pastas para comprovantes bancários, declaração de imposto de renda e documentos. Organize também seus CDs e DVD[bb]s. Use a criatividade de acordo com sua necessidade e da sua família!

Senso de Limpeza – SEISOU
O sentido dessa palavra é retirar sujeiras. Este senso não se refere apenas em limpar o local e/ou objetos utilizados, ele vai além. É deixar o local e/ou objeto nas melhores condições de uso possível, não desperdiçar materiais e também preocupar-se com outro. Após a limpeza é importante dar um destino correto ao lixo retirado. Quando praticamos esse senso o modelo adotado é local limpo é o que menos se suja e não o que mais se limpa.

Senso de higiene – Seiketsu
O lar reflete a personalidade de quem mora ali. Este senso é voltado para o equilíbrio físico, psicológico e espiritual das pessoas. Além dos hábitos cotidianos de higiene e a adoção de uma vida mais saudável (alimentação, prática de esportes, lazer) é preciso atenção as condições intrínsecas presentes em cada um de nós.

Os passos anteriores proporcionaram uma condição de vida mais ordenada e simples e a conseqüência disso é mais tempo livre. Agora, este senso vem trazer o clima mais harmônico e saudável. A atenção aos relacionamentos é algo para ser avaliado e tratado com atenção nesse momento. É tempo de pausa para reflexão sobre como organiza a própria vida. É momento de desacelerar na procura por algo fundamental: a paz interior!

Senso de autodisciplina – Shitsuke
Este senso implica no esforço pessoal para sempre praticar os sensos anteriores. É a mudança de conduta gradativa em busca de formas melhores de cuidar de seu ambiente físico e de suas emoções. É o senso mais difícil já que implica mudança de hábito.

O principal é compreender a importância dessa metodologia e comprometer-se em buscar o melhor a cada dia. Os benefícios são a constância na autoanálise, aperfeiçoamento das relações e a manutenção do ambiente domiciliar.

Daqui pra frente, tudo pode ser diferente!
O 5S é um processo de educação e traz consigo a oportunidade de se conquistar mais qualidade de vida. Atitudes simples que, quando interiorizadas, provocam mudanças significativas. O mais importante é o que acontece dentro de cada um à medida que pratica os conceitos.

Você perceberá que seu cotidiano ficará mais simples e leve. Essa simplicidade trará mais tempo livre a serem dedicados às coisas essenciais da vida, como conversar com os amigos, estar com a família, fazer uma caminhada no final da tarde ou estar com a pessoa mais importante da sua vida: você!

Tente aplicar essa metodologia em sua casa e depois escreva-nos contando como foi! Uma ótima e produtiva semana para todos.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.