Construir o futuro!Uma planilha e um simulador podem realmente facilitar a assimilação de alguns conceitos. No entanto, seu principal objetivo é demonstrar, de forma simples e direta, como é importante aprender a respeitar seu dinheiro e a pensar no futuro. A recente pesquisa do Dinheirama mostrou que você, leitor, quer encontrar mais material deste tipo para download. Ótimo. Desta forma, acabo de criar dois novos simuladores, além dos já existentes.

Outros virão com o decorrer do tempo e espero poder receber boas sugestões neste sentido. Estou optando por criá-los em Excel porque não tenho suficiente conhecimento de linguagens de programação e para que possam facilmente divulgá-los. Alguns leitores, como o Rodrigo, já se ofereceram para ajudar no desenvolvimento das páginas, portanto novidades neste sentido ainda podem surgir. Enquanto isso, o Excel resolve. Vamos ver os simuladores e planilhas disponíveis até agora?

Orçamento

Planilha ExcelPlanilha de Simulação de Juros Compostos – Aqui você pode simular a evolução de seu patrimônio financeiro, acompanhando mês a mês os valores.

Planilha ExcelPlanilha de Orçamento e Planejamento Familiar – Cortesia do Prof. Dr. Edson Pamplona (UNIFEI)

Planejamento e controle de investimentos

Planilha ExcelPlanilha de Controle de Investimentos – Simplificada – Uma planilha simples, mas que permite que você gerencie suas aplicações em diferentes produtos bancários (fundos, caderneta de poupança etc) de forma rápida e eficiente. A planilha também mostra a rentabilidade média de toda a carteira.

Planilha ExcelSimulador que calcula quanto você terá no futuroNOVO – Um rápido simulador, baseado em questões simples, que lhe permite ter total visibilidade de suas aplicações futuras, demonstrando inclusive quanto de renda você poderá obter de seu patrimônio.

Planilha ExcelSimulador de renda para sua aposentadoriaNOVO – Cálculos rápidos que permitirão que você saiba quanto precisa poupar hoje, para ter uma renda (determinada por você) em sua aposentadoria. Experimente.

Planilha ExcelPlanilha de custo/benefício – Casa própria ou Aluguel – Simulador que lhe permite observar se a aplicação de um dinheiro pode ser mais interessante que a compra de um imóvel. Além disso, você poderá entender como e quando o aluguel pode ser uma alternativa viável.

Planilha ExcelExemplo de Financiamento de autos e imóveis (com Amortização) – Simulador que lhe permite enxergar a composição das parcelas de financiamentos de até 60 meses, facilitando os cálculos e o entedimento da tabela PRICE e do método SAC.

As planilhas e simuladores estão disponíveis na página de downloads, que pode ser acessada através da barra lateral, na chamada “Diferenciais Dinheirama”. Sempre que houver alguma atualização, farei questão de avisá-los também via artigo. Divirtam-se.

Atenção: O Dinheirama não se responsabiliza por qualquer eventual decisão baseada nos dados adquiridos através dos simuladores. Quer ter acesso a muitas outras planilhas deste tipo? Nosso parceiro WebLivre traz inúmeros artigos e arquivos sobre orçamento, juros compostos e finanças. Clique e confira!

Crédito da foto para Marcio Eugenio.

Conrado Navarro
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários