Os índices S&P 500 e Dow Jones subiram para outro recorde de fechamento nesta sexta-feira, com os três índices de Wall Street registrando ganhos semanais, conforme as ações de empresas ligadas à inteligência artificial tinham força suficiente para manter o movimento de alta.
A Nvidia (NVDA; NVDC34), a garota-propaganda da inteligência artificial, avançou novamente, em alta de 0,4%, e foi brevemente negociada acima de 2 trilhões de dólares em valor de mercado pela primeira vez.
Os ganhos da Nvidia na quinta-feira sessão após seus lucros surpreendentes impulsionaram a fabricante de chips a adicionar 277 bilhões de dólares em valor de mercado acionário, a maior alta diária de Wall Street.
Apesar de um avanço menor no último dia de negociação da semana, seu desempenho ainda dominou a atenção do mercado.
“A Nvidia é uma das principais empresas, se não a principal empresa, que impulsionou o movimento de alta do Nasdaq e do S&P 500”, disse Anthony Saglimbene, estrategista-chefe de mercado da Ameriprise.
Saglimbene destacou que os investidores têm diminuído as expectativas de corte na taxa de juros do Federal Reserve, o que, de outra forma, poderia ser um obstáculo para os mercados. Mas o desempenho da Nvidia e de outras grandes empresas de tecnologia deixou as preocupações com o Fed em segundo plano.
A Nvidia havia impulsionado outras ações de Big Techs e de crescimento em sessões anteriores, à medida que os investidores negociavam as ações de IA. Alguns desses papeis perderam alguns ganhos nesta sexta-feira, como Apple, Tesla e Meta, que caíram entre 0,4% e 2,8%.
O Dow Jones (DJI) subiu 0,16%, para 39.131,53 pontos. O S&P 500 (SPX) teve variação positiva de 0,03%, para 5.088,8 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq (US100) perdeu 0,28%, para 15.996,82 pontos.
A maioria dos setores do S&P 500 terminou no território positivo. Entre os com melhor desempenho estavam o setor de serviços públicos, bem como o de materiais e o industrial. Todos os três subiram entre 0,5% e 0,7%.
Durante a semana, o S&P 500 subiu 1,7%, o Dow Jones avançou 1,3% e o Nasdaq terminou em alta de 1,4%.