Home Empresas SpaceX perde nave Starship após quase completar 3º voo de teste, veja o vídeo

SpaceX perde nave Starship após quase completar 3º voo de teste, veja o vídeo

Os engenheiros da SpaceX esperavam melhorar os dois desempenhos anteriores da Starship, que terminaram em explosões minutos após o lançamento

por Reuters
0 comentário

O foguete Starship da SpaceX, projetado para eventualmente enviar astronautas à Lua e além, quase completou um voo de teste na terceira tentativa nesta quinta-feira, chegando mais longe do que antes em uma trajetória em órbita baixa, mas foi destruído durante a reentrada na atmosfera, disse a empresa.

Durante um webcast ao vivo, os comentaristas da SpaceX disseram que o controle da missão perdeu a comunicação com a nave durante seu retorno à Terra.

O veículo estava se aproximando de uma descida planejada no Oceano Índico cerca de uma hora após o lançamento.

Poucos minutos depois, a SpaceX confirmou que a nave havia sido perdida, presumivelmente se queimando ou se desintegrando durante a reentrada ou caindo no mar.

Ainda assim, a conclusão da maior parte da trajetória pretendida para o voo de teste de mais de uma hora da Starship foi um marco importante no desenvolvimento de uma espaçonave crucial para os negócios de lançamento de satélites de Elon Musk e para o programa lunar da Nasa.

O diretor da Nasa, Bill Nelson, parabenizou a SpaceX pelo que ele chamou de “um voo de teste bem-sucedido” em uma declaração publicada no X.

(Imagem: Reprodução/REUTERS/Joe Skipper)
(Imagem: Reprodução/REUTERS/Joe Skipper)

A espaçonave de dois estágios, que consiste na Starship montada no topo de seu imponente foguete Super Heavy, decolou da base de lançamento Starbase, próximo à Boca Chica Village, no sul da Costa do Golfo do Texas.

Durante o voo, a Starship atingiu altitudes máximas de 234 km, informou a empresa.

Os engenheiros da SpaceX esperavam melhorar os dois desempenhos anteriores da Starship, que terminaram em explosões minutos após o lançamento.

Entretanto, a empresa reconheceu antecipadamente a alta probabilidade de que seu mais recente voo pudesse terminar da mesma forma, com a destruição da espaçonave antes que o plano da missão fosse concluído.

A cultura de engenharia da SpaceX, considerada mais tolerante ao risco do que muitos dos participantes mais estabelecidos do setor aeroespacial, baseia-se em uma estratégia de testes de voo que leva a espaçonave ao ponto de falhar e, em seguida, aperfeiçoa as melhorias por meio de repetições frequentes.

Apesar do resultado do teste desta quinta-feira, tudo indica que a Starship continua a uma distância considerável de se tornar totalmente operacional.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.