Home Empresas Spotify usará IA do Google para personalizar recomendações

Spotify usará IA do Google para personalizar recomendações

O serviço da Spotify foi um dos primeiros a adotar a IA, utilizando algoritmos de recomendação de música uma década atrás

por Reuters
0 comentário
(Imagem: Reprodução/Facebook/Spotify)

A Spotify anunciou nesta quinta-feira que expandiu parceria com o Google Cloud para usar modelos de linguagem ampla (LLMs) para ajudar a identificar padrões de uso do serviço de streaming pelos usuários de podcasts e audiolivros. A ideia é sugerir recomendações personalizadas aos usuários.

Os LLMs baseados em inteligência artificial, como o ChatGPT, da OpenAI, e o Google Bard, são treinados em uma grande quantidade de dados para conseguir gerar texto e outros conteúdos como imagens.

O Google Cloud tem vários LLMs, como PaLM 2, Codey, Imagen e Chirp, que são treinados em texto, códigos, imagens, áudio e vídeo.

O serviço da Spotify foi um dos primeiros a adotar a IA, utilizando algoritmos de recomendação de música uma década atrás. A empresa sueca agora pretende usar LLMs para replicar isso em seu conteúdo não musical, como podcasts e audiolivros.

A gigante do streaming de áudio tem procurado aumentar seus resultados com um incremento na lista de conteúdos geradores de receita, algo que inclui os podcasts e audiolivros.

“A evolução de nossa tecnologia foi acompanhada pelo compromisso do Google Cloud em construir a melhor plataforma possível para nossos produtos e impulsionar mais inovações com os recursos emergentes de IA generativa”, disse Gustav Söderström, diretor de produtos e tecnologia da Spotify.

Com a ampliação da parceria com o Google, a Spotify também está explorando o uso de LLMs para proporcionar uma experiência auditiva mais segura e identificar conteúdo potencialmente prejudicial, afirmou a companhia.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.