Home Empresas Starlink sofre interrupções por grande tempestade solar

Starlink sofre interrupções por grande tempestade solar

A empresa possui cerca de 60% dos cerca de 7.500 satélites que orbitam a Terra e é um player dominante na Internet via satélite

por Reuters
0 comentário

Starlink, o braço de satélites da SpaceX de Elon Musk, alertou no sábado sobre um “serviço degradado” enquanto a Terra é atingida pela maior tempestade geomagnética devido à atividade solar em duas décadas.

A Starlink possui cerca de 60% dos cerca de 7.500 satélites que orbitam a Terra e é um player dominante na Internet via satélite.

Musk disse anteriormente em um post no X que os satélites Starlink estavam sob muita pressão devido à tempestade geomagnética, mas estavam aguentando até agora.

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA disse que a tempestade é a maior desde outubro de 2003 e provavelmente persistirá durante o fim de semana, representando riscos para os sistemas de navegação, redes elétricas e navegação por satélite, entre outros serviços.

Os milhares de satélites Starlink em órbita baixa da Terra usam links de laser entre satélites para transmitir dados entre si no espaço à velocidade da luz, permitindo que a rede ofereça cobertura de Internet em todo o mundo.

O satélite GOES-16 da NOAA capturou atividade na mancha solar AR3664 que ocorreu por volta das 14h. EDT em 9 de maio de 2024. Visite spaceweather.gov para atualizações. Você pode se inscrever para receber alertas, avisos e informações sobre o clima espacial da NOAA em pss.swpc.noaa.gov. Crédito: NOAA.

“Este é um evento incomum e potencialmente histórico”, disse Clinton Wallace, diretor do Centro de Previsão do Clima Espacial da NOAA.

As tempestades geomagnéticas podem impactar as infraestruturas na órbita próxima da Terra e na superfície, perturbando potencialmente as comunicações, a rede de energia eléctrica, a navegação, as operações de rádio e satélite.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.