Home Empresas Startups da Brookfield ampliam parceria em usinas solares

Startups da Brookfield ampliam parceria em usinas solares

Com a ampliação da parceria, a estimativa é que a base de clientes da Lemon cresça em mais de 2,5 mil pequenas e microempresas

por Reuters
3 min leitura

A Lemon e a IVI Energia, da gestora canadense Brookfield, anunciaram nesta terça-feira uma ampliação da parceria para gestão de usinas solares, passando de 5 para 11 empreendimentos de geração distribuída fotovoltaica.

Sob o acordo, a Lemon fica responsável pela conexão entre as usinas da IVI e os clientes, cuidando da estrutura da operação, gestão de créditos, gestão financeira, relação com os clientes, entre outros.

Com a ampliação da parceria, a estimativa é que a base de clientes da Lemon cresça em mais de 2,5 mil pequenas e microempresas nos Estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e São Paulo, onde as usinas estão localizadas, disse a empresa.

“Nós começamos o acordo recentemente com 9 MWac (megawatt corrente alternada) de energia, já estamos ampliando para 13 MWac e há expectativa de mais que dobrar ao longo dos próximos meses. Somos um dos primeiros a conectar usinas deles”, afirmou Rafael Vignoli, CEO e cofundador da Lemon, em nota.

Segundo a Lemon, o acordo pode ser estendido para empreendimentos em Goiás e outros Estados.

A IVI Energia é o veículo da Brookfield para investimento no Brasil em geração distribuída de energia, segmento em que consumidores passam a gerar sua própria energia em empreendimentos de pequeno porte, com até 5 megawatts (MW).

A empresa de GD da Brookfield já tem mais de 50 usinas solares por todo o Brasil e deve continuar crescendo, com 1,2 bilhão de reais em investimentos anunciados no ano passado para construção de novas unidades.

Já a Lemon é uma startup “climatech” lançada em 2019 que tem entre seus investidores os fundos Kaszek e Lowercarbon, além de empresas como Ambev.

Ao contratar a tecnologia desenvolvida pela Lemon, os clientes, principalmente micro e pequenas empresas, podem ter uma redução de 10% a 20% nos gastos com energia elétrica ao gerarem a própria energia, sem precisar instalar placas solares ou fazer obras, segundo a empresa.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.