Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Empresas Stellantis vê transição longa de carros à combustão para elétricos

Stellantis vê transição longa de carros à combustão para elétricos

Os executivos de Stellantis e Aramco esperam que a disponibilidade dos e-combustíveis aumente e o preço diminua

por Reuters
3 min leitura
Mas muitos dos veículos à combustão fabricados até 2029 rodarão por pelo menos mais duas décadas (Imagem: Reprodução/Freepik/@freepik)

A montadora Stellantis acredita que os carros à combustão continuarão rodando até 2050, tornando necessárias medidas para conter suas emissões de carbono até que sejam totalmente substituídos pelos veículos elétricos.

Finclass Vitalício Quadrado

Terceira maior montadora do mundo em vendas e proprietária de marcas como Fiat, Peugeot e Jeep, a empresa anunciou nesta semana que testes feitos com a gigante saudita do petróleo Aramco mostraram que 24 tipos de motores à combustão em veículos europeus produzidos desde 2014 podem usar e-combustíveis sem precisar de adaptações.

A Stellantis reafirmou seu compromisso de que todas as suas vendas na Europa até 2030 serão de elétricos, embora a União Europeia tenha excluído carros que usam e-combustíveis de seu prazo final de 2035 para que os veículos emissores de dióxido de carbono sejam descontinuados.

Mas muitos dos veículos à combustão fabricados até 2029 rodarão por pelo menos mais duas décadas, disse nesta quinta-feira Christian Mueller, vice-presidente sênior da Stellantis para Sistemas de Propulsão na região EMEA (Europa, Oriente Médio e África).

Sobre o Rota 2030, a nova fase deve manter a lógica do início do programa: dar redução de um a dois pontos no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) (Imagem: Reprodução/Freepik/@freepik)
A Stellantis reafirmou seu compromisso de que todas as suas vendas na Europa até 2030 serão de elétricos
(Imagem: Reprodução/Freepik/@freepik)

“Precisamos realmente cuidar da nossa frota”, afirmou. “Creio que 25% de nossos veículos ainda sejam utilizados depois de 20 anos. Assim, o tempo de exposição aos e-combustíveis é considerável, muito considerável.”

Céticos dizem que os e-combustíveis, contudo, não são uma opção viável no curto prazo, devido à baixa disponibilidade e aos altos custos. O CTO de Transportes da Aramco, Amer Amer, afirmou que a produção deve começar em 2025, nas duas usinas de demonstração da empresa, na Arábia Saudita e Espanha.

Finclass Vitalício Quadrado

Os executivos de Stellantis e Aramco esperam que a disponibilidade dos e-combustíveis aumente e o preço diminua, devido a incentivos fiscais na União Europeia.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.