Home Economia e Política STF responde Congresso dos EUA sobre X e diz que censurados “têm acesso à fundamentação”

STF responde Congresso dos EUA sobre X e diz que censurados “têm acesso à fundamentação”

Segundo o relatório, 150 contas da rede social X foram suspensas pelo ministro no âmbito do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

por Reuters
0 comentário
Ministro Alexandre de Moraes na sessão plénaria do STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) afirmou nesta quinta-feira que as decisões do tribunal são fundamentadas e as partes têm acesso às fundamentações, em manifestação oficial um dia após uma comissão do Congresso dos Estados Unidos ter apresentado um relatório com críticas ao ministro Alexandre de Moraes e divulgado algumas decisões sigilosas do magistrado sobre a plataforma X.

O documento de 541 páginas do Comitê Judiciário da Câmara dos EUA, intitulado “O Ataque à Liberdade de Expressão no Exterior e o Silêncio da Administração Biden: O Caso do Brasil”, faz críticas ao que chama de censura promovida por Moraes no ambiente virtual e afirma que uma maioria de decisões de derrubadas de perfis pelo magistrado não apresenta detalhes da fundamentação.

Segundo o relatório, 150 contas da rede social X foram suspensas pelo ministro no âmbito do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Todas as decisões tomadas pelo STF são fundamentadas, como prevê a Constituição, e as partes, as pessoas afetadas, têm acesso à fundamentação”, informou o STF em comunicado.

APRENDA COMO MULTIPLICAR E PROTEGER SEU CAPITAL INVESTIDO POR MEIO DAS CRIPTOMOEDAS E ACELERE A SUA JORNADA RUMO À LIBERDADE FINANCEIRA

O tribunal acrescentou que o documento do comitê norte-americano não divulgou as decisões fundamentadas de retirada de conteúdos e perfis, mas sim ofícios enviados às plataformas para cumprir as decisões.

A divulgação do documento com as decisões do Moraes atendeu a uma solicitação parlamentar ao X, o antigo Twitter, e é mais um capítulo do embate envolvendo o bilionário Elon Musk, dono da plataforma, com o ministro do STF.

Há duas semanas, Moraes abriu um inquérito contra Musk por crimes de obstrução de Justiça, inclusive em organização criminosa, e incitação ao crime, depois de ele ter ameaçado publicar as demandas do magistrado, que elas violariam “a lei brasileira” e que ele deveria sofrer um impeachment.

Inicialmente, a defesa do X no Brasil havia pedido para se isentar de cumprir as decisões judicias com o argumento de que não tinha capacidade de interferir na administração da plataforma da matriz que fica nos EUA.

O ministro do STF, contudo, rejeitou o pedido da X do Brasil e chegou a dizer que a posição inicial beirava a má-fé.

Depois, os advogados recuaram e por último informaram a Moraes que a rede iria cumprir integralmente quaisquer ordens emitidas pela corte e também pelo TSE.

Entretanto, após a divulgação do relatório, Musk foi ao X novamente criticar Moraes. “As ações de censura contra representantes eleitos exigidas por Alexandre de Moraes violam a lei brasileira”, afirmou.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.