Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Finanças PessoaisInvestimentos Stop no mercado de ações: usar ou não usar?

Stop no mercado de ações: usar ou não usar?

por Marcelo Coutinho
3 min leitura

Stop no mercado de ações: usar ou não usar?Como a intenção deste artigo não é filosofar sobre a clássica frase de William Shakespeare[bb] e muito menos tirar seu tempo, vou direto ao ponto: se você está em dúvida entre usar ou não o stop para se proteger das perdas, não tenha mais dúvidas. Use! E use sempre!

Finclass Vitalício Quadrado

Costumo brincar dizendo que se eu pudesse mudar algo no mercado, tornaria o stop obrigatório em toda e qualquer operação. Tenho certeza de que se todos o usassem teríamos investidores amargando menos prejuízos, sendo mais seguros de si mesmos e, consequentemente, com mais dinheiro no bolso e mais felizes.

Alguns pensam que o stop é usado por quem não confia em seus trades ou, quiçá, por amadores que querem evitar grandes perdas. Mas a verdade é justamente o oposto disso. Não importa se você investe há 30 anos, se você sabe tudo sobre a bolsa ou se o seu índice de acertos é elevado, pois o mercado gosta de pregar peças.

Você conhece alguém que nunca tenha tomado um prejuízo? Eu não. Sabe aquele ditado “se não pode lutar contra o inimigo, alie-se a ele”? Pois bem, quem usa o stop faz isso. Incluí-lo nas suas operações é a melhor forma de se aliar ao implacável mercado[bb].

Quem não usa o stop se entrega ao descontrole emocional e sempre fica na esperança de achar que o papel vai reverter e voltar a subir. Mas até ver isso acontecer (quando acontece), o prejuízo já é aterrorizante o suficiente. O que falta para uma maior uma conscientização a respeito do stop é um processo de educação financeira.

Normalmente, o investidor[bb] abre sua conta na corretora apenas com seu CPF, RG, comprovante de residência e uma enorme vontade de ficar rico. Esquece-se – ou não é orientado corretamente – de que o estudo e a preparação são peças fundamentais para o sucesso.

Finclass Vitalício Quadrado

Daí a grande restrição de muitos quanto à utilidade e eficiência do stop. Com o tempo, o investidor acaba aprendendo que usar o stop é, mais do que uma decisão inteligente, uma questão de sobrevivência – tanto contra as perdas como contra o descontrole emocional. Por que não acabar com este ciclo vicioso e começar a investir da forma correta? Ouça o podcast que o YouTrade produziu sobre a importância de usar o stop e bons negócios.

Crédito da foto para stock.xchng.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.