Home Mercados STOXX 600 atinge recorde conforme Nvidia impulsiona ações globais de tecnologia

STOXX 600 atinge recorde conforme Nvidia impulsiona ações globais de tecnologia

Um salto de 3,0% nas ações de tecnologia impulsionou os ganhos, com a Nvidia, referência em inteligência artificial (IA)

por Reuters
0 comentário
(Imagem: Pixabay/JacekAbramowicz)

O índice STOXX 600 atingiu um fechamento recorde nesta quinta-feira, impulsionado pelas ações de tecnologia após resultados surpreendentes e uma perspectiva impressionante da fabricante de chips norte-americana Nvidia (NVDANVDC34), enquanto o Banco Central Europeu (BCE) demonstrou estar mais otimista com relação à inflação.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 0,82%, a 495,10 pontos, um recorde, superando seu pico anterior em janeiro de 2022.

Um salto de 3,0% nas ações de tecnologia impulsionou os ganhos, com a Nvidia, referência em inteligência artificial (IA), em alta de 15,0% em Wall Street após divulgar os resultados depois do fechamento de quarta-feira.

A fornecedora holandesa de equipamentos para fabricação de chips BESI semiconductor também atingiu um recorde, com um aumento de 4,9%, depois de superar as metas do quarto trimestre devido à demanda por peças de fabricação de chips relacionadas à IA.

O índice de tecnologia subiu 12,4% até o momento este ano e está sendo negociado nos maiores níveis em mais de 23 anos, devido aos balanços otimistas dos líderes do setor SAP e ASML Holding, que também receberam um impulso do frenesi da IA.

“Empresas de todo o mundo estão explorando maneiras de usar a IA para automatizar tarefas simples ou torná-las mais fáceis de concluir. Esses pequenos ganhos de eficiência podem fazer uma enorme diferença em uma grande empresa e, portanto, é uma decisão de investimento fácil de ser tomada”, disse Russ Mould, diretor de investimentos da AJ Bell.

Melhorando ainda mais o humor, os formuladores de política monetária do BCE concordaram, no mês passado, que a inflação está sendo controlada, embora qualquer conversa sobre cortes nos juros fosse prematura devido ao rápido crescimento dos salários e às abundantes pressões subjacentes sobre os preços, conforme relatos publicados sobre a reunião.

Em relação aos dados, a atividade comercial da zona do euro melhorou em fevereiro, já que o dominante setor de serviços quebrou uma sequência de seis meses de contração, compensando a deterioração no setor industrial, segundo uma pesquisa.

Em Londres, o índice Financial Times avançou 0,29%, a 7.684,49 pontos.

Em Frankfurt, o índice DAX subiu 1,47%, a 17.370,45 pontos.

Em Paris, o índice CAC-40 ganhou 1,27%, a 7.911,60 pontos.

Em Milão, o índice Ftse/Mib teve valorização de 1,06%, a 32.356,26 pontos.

Em Madri, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,31%, a 10.138,90 pontos.

Em Lisboa, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,81%, a 6.199,61 pontos.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.