As ações europeias fecharam em baixa nesta terça-feira, com a queda dos preços das commodities pesando sobre os papéis de mineração e energia, em meio a cautela dos investidores antes da decisão do Banco Central Europeu (BCE) sobre a taxa de juros na quinta-feira.
O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 0,54%, a 517,05 pontos, interrompendo uma sequência de três dias de ganhos.
As ações do setor de energia lideraram as perdas, com uma queda de 2,6%, atingindo o menor nível em mais de dois meses, acompanhando uma baixa de mais de 1% nos preços do petróleo diante do ceticismo com decisão da Opep+ de aumentar a oferta ainda este ano em um mercado global onde a demanda já mostrou sinais de fraqueza. [O/R]
“(Os preços baixos do petróleo) e os dados econômicos mais fracos observados em ambos os lados do (Atlântico) podem proporcionar algum conforto para aqueles que fazem parte dos comitês de fixação de juros e que esperam um corte mais cedo nos custos dos empréstimos”, disse Derren Nathan, chefe de pesquisa de ações da Hargreaves Lansdown.
O setor de recursos básicos, que reúne as maiores empresas de mineração da Europa, caiu 2,3% em meio à baixa dos preços de metais como ouro e cobre.
A sessão foi de baixa demanda por risco, conforme participantes do mercado aguardam a decisão do BCE sobre a taxa de juros na quinta-feira, em que a expectativa é de que reduza os custos de empréstimos em 25 pontos-base.
O recente aumento nos dados de inflação da zona do euro, no entanto, lançou dúvidas sobre as perspectivas de mais flexibilização monetária neste ano.
A maioria das bolsas do continente registrou perdas.
Em Londres, o índice Financial Times recuou 0,37%, a 8.232,04 pontos.
Em Frankfurt, o índice DAX caiu 1,09%, a 18.405,64 pontos.
Em Paris, o índice CAC-40 perdeu 0,75%, a 7.937,90 pontos.
Em Milão, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 1,14%, a 34.276,02 pontos.
Em Madri, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,97%, a 11.286,40 pontos.
Em Lisboa, o índice PSI20 desvalorizou-se 1,08%, a 6.843,63 pontos.