Home Internet Sua saúde financeira e os ‘Outros’

Sua saúde financeira e os ‘Outros’

por Conrado Navarro
0 comentário

Orçamento - Gasto desnecessárioQuando você precisa economizar, toda e qualquer despesa fora do orçamento pode ser perigosa e arruinar seus planos. E quando não há razão específica para economizar, estes gastos tomam ainda mais força. E na hora de contabilizá-los, as pessoas comumente criam, e usam, a categoria ‘Outros’ no controle mensal. Outros, como assim? Não raro, esta categoria passa a engordar e seu tamanho começa a equiparar-se com as despesas de alimentação, moradia, transporte etc. Isso está certo?

Você precisa saber qualificar seus gastos, individualmente e em grupo. A falta do hábito leva à preguiça em questionar-se sobre uma compra desnecessária ou um dinheiro mal gasto. Jogá-los no ‘Outros’ é dizer a si mesmo algo do tipo “ah, vai ser só desta vez. Mês que vem eu guardo e acerto esta diferença”. Depois de um dia você já esqueceu a “promessa”, e o mês que vem vira ano que vem. Você pode estar sofrendo deste mal e pior, sem se dar conta. Se não tem um papel, planilha ou software onde registra estes dados, a chance de estar cometendo este erro é ainda maior.

A boa inteligência financeira requer muito mais que boa vontade, boa memória e dinheiro de sobra. Passe a diagnosticar minuciosamente o destino de seu dinheiro. Lendo sobre dicas importantes sobre a comunicação na internet (excelentes dicas Rodrigo!), pensei em usar um formato semelhante com dicas sobre gastos:

  • Procure anotar e manter uma agenda financeira atualizada. Anote tudo. Aprender a categorizar suas despesas é o passo mais importante na elaboração de seu planejamento financeiro;
  • Mantenha seu orçamento sempre à mão. Assim você pode consultá-lo e tomar decisões de forma mais inteligente e dentro de suas capacidades financeiras;
  • Lembre-se que o ato de investir ou poupar deve ser considerado uma despesa. Comprometer o que você deveria poupar é ir além do que você precisa;
  • Acostume-se a falar não. Não para o que é supérfluo, não para o que vai te colocar no cheque especial. Sim para a saúde financeira;
  • Não empreste ou pegue dinheiro emprestado de amigos. Isso vai desajustar seu orçamento e vai criar mais problemas que soluções, acredite!
  • Empregue mais energia na tentativa de poupar mais e menos energia na tentativa de pagar mais tarde

São dicas tão simples que as vezes pensamos usá-las de forma automática. Cuidado, a armadilha está justamente nesta conclusão. Abraço e até a próxima.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.