O que é uma vida de sucesso para você? Segundo o professor DeRose, fundador do DeROSE Method, que une uma série de aprendizados em diversos campos e está presente no Brasil e em muitos outros países, sucesso é ter satisfação no que se faz, fazer diferença nos lugares por onde passar, ser feliz com a profissão que escolheu, influenciar positivamente as pessoas, ter bons amigos e conquistas que tragam a felicidade.

E também significa ter conseguido ganhar o suficiente para viver com dignidade. “Não é ruim ter dinheiro, pelo contrário, dinheiro é importante. Porém ele não pode ser o centro do conceito de sucesso, dinheiro é consequência de um trabalho bem feito e de equilíbrio financeiro também”, acredita.

Conversamos com o professor DeRose para entender um pouco mais sobre a questão do sucesso e como podemos alcançá-lo na vida. Confira!

De onde veio a inspiração para criar o DeROSE Method?

Professor DeRose:  Durante 50 anos de magistério em qualidade de vida, percebi que – muitas vezes – os preceitos ensinados nos cursos e livros não produziam o resultado almejado porque faltava um elemento fundamental: o comportamento.

Então, no decurso dessa minha longa experiência como professor desenvolvi um treinamento efetivo que engloba boas relações humanas, boas maneiras, boas relações afetivas, boa alimentação, boa forma, bons hábitos, bons ideais e bom ambiente no qual tudo isso é aprendido e posto em prática para treinar. Além disso, para reforçar, algumas técnicas de respiração, mindfulness e meditação.

Podemos declarar que o DeROSE Method surgiu em 1960, quando comecei minha caminhada profissional. Mas também podemos considerar que surgiu em Paris, em 2007, quando a Marca começou a ser utilizada (em francês) como Méthode DeROSE. Depois, ao se desenvolver mais nos países de língua inglesa (Estados Unidos, Inglaterra, Escócia, Austrália e Canadá), a Marca mudou para DeROSE Method.

Você o considera um sucesso dentro da percepção de sucesso que tem?

Professor DeRose: Sem dúvida alguma! Estamos transformando vidas, incrementando carreiras profissionais, revitalizando relacionamentos afetivos e proporcionando alta performance aos desportistas. A partir da década de 1970, comecei a ministrar cursos nas universidades federais e PUCs de todo o Brasil.

Desde de 1980, começamos a expansão para a Europa. O DeROSE Method não para de crescer. Hoje temos escolas em vários estados do Brasil, várias regiões da Argentina (Buenos Aires, San Isidro, Mendoza, Córdoba, Calafate e Bariloche), no Chile, Portugal (Porto, Maia, Matosinhos, Famalicão, Gaia, Lisboa e Cascais), Espanha (Barcelona e Madrid), Itália (Roma e Milano), França, Inglaterra, Escócia, Finlândia, Estados Unidos e novos núcleos surgindo na Suíça, Alemanha, Austrália e Canadá.

Isso constitui um motivo de orgulho para todos os brasileiros, pois o DeROSE Method é a única proposta cultural surgida no Brasil e que se expandiu para tantos países e prosseguiu assim por tantas décadas. Além das escolas, damos palestras e lançamos livros na maior parte dos países mencionados. Construímos um time vencedor de professores e escritores all over the world. Sim, isso é sucesso sob a percepção de qualquer pessoa.

O que é ter sucesso na vida?

Professor DeRose:  Ter sucesso significa que a vida toda fiz o que me deu satisfação, algo em que eu acredito e que é útil às pessoas. Ter sucesso significa que consegui permanecer na ativa, na minha profissão, por mais de cinquenta anos, o que, no nosso país, já constitui uma proeza.

Ter sucesso significa que eu exportei o nosso produto cultural para a Europa, Estados Unidos e outros países. Significa, também, que escrevi mais de vinte livros, hoje publicados em diversos países das Américas e da Europa. Significa, ainda, que eu formei alguns milhares de jovens na minha profissão. E ainda significa que ganhei o suficiente para viver com dignidade e não precisar me preocupar com dinheiro.

Como conseguimos saber o que nos levaria a uma vida com mais sucesso?

Professor DeRose: É preciso errar várias vezes e ir fazendo correções de curso a cada equívoco. Aprendi que “fracasso” é apenas um curso que fazemos, no qual aprendemos os erros que não devemos cometer. E que sucesso é o resultado de uma sucessão de fracassos.

Com relação a dinheiro, você menciona a importância do desapego para que ele flua melhor, certo? Pode explicar mais?

Professor DeRose:  Para ter sucesso e não só dinheiro, é preciso não ser dinheirista. Ninguém gosta de comprar de um vendedor ávido por faturar em cima de você. Ninguém gosta de ter um médico mercantilista, um arquiteto dinheirista etc.

Quem só pensa em dinheiro pode, eventualmente, gerar uma força contrária. É como o jovem fissurado em uma menina e que só consegue que ela fuja dele. Exercer a sua profissão, missão e paixão como uma arte, e não como um meio de arrancar dinheiro do cliente, conquista admiração, atrai as pessoas, proporciona boas recomendações e isso conduz ao sucesso.

Qual a importância de escolhermos as companhias certas para termos uma vida de sucesso?

Professor DeRose: Somos a média das cinco pessoas com quem mais convivemos. Por isso, surgiu o ditado “dize-me com quem andas e dir-te-ei quem és”.

Nós aprendemos por osmose, tanto dos perdedores quanto dos vencedores. O DeROSE Method proporciona esse caldo de cultura, no qual pessoas já bem-sucedidas compartilham conceitos e técnicas com aqueles que querem vir a ter sucesso.

Persistir é importante mesmo em meio a várias quedas? Por que?

Professor DeRose:  Porque só não erra quem não faz. Porque cada erro cometido é uma virtude adquirida.

Exercícios físicos podem nos ajudar com relação a ter uma vida de mais sucesso também? Como?

Professor DeRose: É importante enfatizar que não trabalhamos com atividade física nem desportiva. Exercitar o corpo sem violentá-lo, mediante exercícios inteligentes (como caminhar, nadar ou praticar respiratórios, técnicas de concentração e outros), é de suma importância para produzir os hormônios necessários para o bem-estar e vitalidade. Com eles, a tendência é que você faça tudo bem feito, com mais lucidez e com bom humor.

E com relação ao equilíbrio mente/corpo? O quanto é importante trabalharmos a mente em conjunto com o físico para conseguirmos melhores resultados em todos os aspectos da vida?

Professor DeRose: Eu não diria “equilíbrio” e sim interação. Não basta ter boa forma. É preciso cultivar suas aptidões latentes. Para isso, há décadas ensinamos mindfulness e meditação como parte do acervo do DeROSE Method. E ensinamos a reprogramação da sua inteligência emocional, o que, no seu conjunto, vai predispor ao sucesso em todas as áreas. Se não for em todas as áreas, não podemos considerar que uma pessoa tenha tido sucesso na vida.

Por exemplo, alguém que conseguiu ganhar muito dinheiro, mas não tem amigos sinceros; sua vida familiar e afetiva está uma tragédia; sua saúde, uma desgraça. Não posso considerar essa uma pessoa de sucesso. Nosso patrimônio de conceitos e técnicas pretendem contribuir para instalar ordem onde agora estiver o caos.

Redação Dinheirama
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários