Home Empresas Suzano anuncia investimentos de R$ 1,66 bi em fábricas no ES e SP

Suzano anuncia investimentos de R$ 1,66 bi em fábricas no ES e SP

O projeto será pago, em sua maioria, por meio de saldo de crédito de ICMS que a Suzano tem no Estado.

por Reuters
3 min leitura
Papel e Celulose

A Suzano (SUZB3) anunciou nesta quinta-feira investimentos de 1,66 bilhão de reais para a construção de uma nova fábrica de papel e de uma caldeira de biomassa em Aracruz, no Espírito Santo, bem como a conversão de uma máquina em Limeira, em São Paulo, que elevará a capacidade de produção de celulose fluff.

A empresa aprovou a construção de uma fábrica de papel sanitário (tissue) e conversão em papel higiênico e papel toalha em Aracruz, que terá capacidade de 60 mil toneladas por ano. O custo da unidade, que tem início de operações previsto para o primeiro trimestre de 2026, está estimado em 650 milhões de reais.

O projeto será pago, em sua maioria, por meio de saldo de crédito de ICMS que a Suzano tem no Estado. A empresa desembolsará o restante, aproximadamente 130 milhões de reais.

Também em Aracruz, a Suzano aprovou a substituição de sua atual caldeira de biomassa, localizada na fábrica de celulose que a empresa detém na cidade.

O investimento está estimado em 520 milhões de reais, e a caldeira deve entrar em operação no quarto trimestre de 2025.

“Tais investimentos alinham-se à estratégia de negócio da companhia ao representar uma evolução de seu posicionamento de mercado no segmento de bens de consumo e o fortalecimento de sua competitividade estrutural na produção de celulose”, disse a Suzano, em fato relevante.

A companhia anunciou ainda aprovação de investimento de 490 milhões de reais para a conversão de máquina de secagem de celulose na unidade industrial que possui em Limeira (SP).

A Klabin anunciou nesta segunda-feira que vai subir os preços da celulose para China (Imagem: Reprodução/Freepik/@freepik)
Imagem: Reprodução/Freepik/@freepik)

Com isso, “a empresa terá integral flexibilidade na produção de celulose para papel ou fluff”, disse a Suzano, acrescentando que as obras devem ficar prontas no quarto trimestre de 2025.

A expectativa é que o investimento em Limeira eleve a capacidade total de produção de fluff da Suzano em 340 mil toneladas ao ano, para 440 mil já em 2025.

A companhia afirmou que o investimento em Limeira tem como base “a competitividade global na produção de celulose de eucalipto pela Suzano associada à sua visão de continuidade do crescimento da demanda por celulose de fibra curta em substituição à fibra longa ao longo dos anos”.

Em Aracruz, os investimentos serão distribuídos entre os anos de 2024 (522 milhões de reais), 2025 (621 milhões) e 2026 (27 milhões), em termos reais e desconsiderando a monetização de crédito de ICMS.

Já em Limeira, o aporte se dividirá entre 2024 (196 milhões de reais) e 2025 (294 milhões), também em termos reais.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.