A polonesa Iga Swiatek aumentou ainda mais neste sábado sua reputação como rainha do saibro ao conquistar o seu terceiro título seguido do Torneio de Roland Garros, com uma vitória esmagadora por 2 sets a 0, parciais de 6-2 e 6-1, contra a cabeça de chave número 12, a italiana Jasmine Paolini, conquistando assim seu quinto título de Grand Slam.
A 21ª vitória seguida de Swiatek em seu piso favorito a colocou na quarta posição entre as atletas com as maiores sequências de triunfos em Roland Garros na Era Aberta do tênis, atrás apenas de Chris Evert (29), Monica Seles (25) e Justine Henin (24).
A tenista de 23 anos, que chegou a Paris em forma após ter conquistado títulos em Madri e Roma, estendeu sua sequência de vitórias no saibro, neste ano, para 19 partidas, melhor marca de sua carreira, e levantou Roland Garros pela quarta vez em cinco anos.
Swiatek mostrou suas armas logo no começo da partida, mas após quase perder a chance de quebrar o saque da adversária depois de ter 0-40 no segundo game, a polonesa teve trabalho e foi quebrada, mas se recuperou em seguida.
Paolini, apenas a terceira italiana — após Francesca Schiavone e Sara Errani — a alcançar a final de Roland Garros desde a profissionalização do esporte, em 1968, fez uma partida parelha a partir dali, mas foi dominada a partir do sexto game.