Home EconomiaAgronegócio Tailândia aumenta previsão de exportação de arroz em 2024

Tailândia aumenta previsão de exportação de arroz em 2024

As Filipinas e a Indonésia devem continuar a importar arroz para aliviar o impacto da inflação e da seca, informou o ministério

por Reuters
3 min leitura
Agricultor segura punhado de arroz

 A Tailândia espera exportar 8,2 milhões de toneladas métricas de arroz este ano, acima da previsão anterior de 7,5 milhões, ajudada pela demanda dos principais mercados, maior produção esperada e à moeda baht fraca, informou o Ministério do Comércio na terça-feira.

A projeção de exportação de arroz, no entanto, ainda seria 6,5% menor do que o nível do ano passado.

As exportações de arroz da Tailândia, o segundo maior exportador mundial do grão, foram de 5,08 milhões de toneladas métricas no primeiro semestre de 2024, um aumento de 25% em relação ao ano anterior, informou o ministério em um comunicado.

Os embarques de arroz foram sustentados pela demanda dos principais mercados, incluindo a Indonésia e as Filipinas, e por um baht fraco, informou o ministério.

“Os importadores de arroz querem importar arroz para consumo e mantê-lo como estoque para a segurança alimentar”, disse o ministério.

As Filipinas e a Indonésia devem continuar a importar arroz para aliviar o impacto da inflação e da seca, informou o ministério.

A produção tailandesa de arroz em 2024 deve aumentar 5,75% em relação ao ano passado, disse Ronnarong Phoolpipat, diretor-geral do Departamento de Comércio Exterior, em uma reunião.

O ministério disse que espera uma maior produção de arroz no último trimestre de 2024, já que o impacto do fenômeno climático El Niño diminuiu.

Em 2023, as exportações de arroz da Tailândia aumentaram 13,7% em relação ao ano anterior, para 8,77 milhões de toneladas métricas, superando a meta de 8 milhões de toneladas.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.