Home Economia e Política Tarifas de contêineres sobem por preocupações com interrupção no Mar Vermelho

Tarifas de contêineres sobem por preocupações com interrupção no Mar Vermelho

O índice de referência Shanghai Containerized Freight subiu mais de 16% em relação à semana anterior, para 2.206 pontos na sexta-feira

por Reuters
0 comentário
Exportações

As taxas de transporte de contêineres para as principais rotas globais dispararam esta semana, com os ataques aéreos dos EUA e do Reino Unido no Iêmen, o que despertou preocupações de uma interrupção prolongada do comércio global no Mar Vermelho, uma das rotas mais movimentadas do mundo, disseram autoridades do setor na sexta-feira.

Aviões de guerra, navios e submarinos dos EUA e da Grã-Bretanha lançaram dezenas de ataques no Iêmen durante a noite em retaliação contra as forças Houthi apoiadas pelo Irã por ataques à navegação no Mar Vermelho, ampliando o conflito regional decorrente da guerra em Gaza.

O índice de referência Shanghai Containerized Freight subiu mais de 16% em relação à semana anterior, para 2.206 pontos na sexta-feira.

As tarifas na rota Xangai-Europa subiram 8,1%, para 3.103 dólares por unidade equivalente a vinte pés (TEU) na sexta-feira, em relação à semana anterior, enquanto a tarifa para contêineres com destino à Costa Oeste dos EUA subiu 43,2%, para 3.974 dólares por unidade equivalente a quarenta pés (FEU) na comparação semanal, informou a principal corretora de navios, a Clarksons, na sexta-feira.

“Quanto mais essa crise se prolongar, mais transtornos ela causará ao transporte marítimo de cargas em todo o mundo e os custos continuarão a subir”, disse Peter Sand, analista-chefe da plataforma de frete Xeneta, na sexta-feira.

“Estamos prevendo meses, em vez de semanas ou dias, antes que essa crise chegue a qualquer tipo de resolução”, disse ele, referindo-se ao crescente conflito.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.