Home Empresas Tecnologia automotiva da Huawei impressiona em salão do automóvel de Pequim

Tecnologia automotiva da Huawei impressiona em salão do automóvel de Pequim

"A Huawei é atualmente líder em tecnologias Adas", disse o gerente geral da GAC, Feng Xingya, na quinta-feira

por Reuters
0 comentário
(Imagem: REUTERS/Tingshu Wang)

A Huawei precisou de apenas quatro anos para se tornar uma força na tecnologia de carros inteligentes, feito alcançado apesar das sanções impostas pelos Estados Unidos sobre seus negócios com smartphones.

A companhia chinesa ainda usou o tempo para desenvolver um sistema de assistência ao motorista que está se mostrando o queridinho do salão do automóvel de Pequim.

A Huawei Technologies tem dois enormes estandes no evento desta semana, e há pelo menos sete montadoras chinesas divulgando que seu sistema de assistência ao motorista  (Adas) Qiankun é o mais sofisticado até o momento.

Até mesmo a Volkswagen equipará seu Audi Q6L e-tron fabricado na China com o Qiankun no lançamento do modelo o em 2025, no primeiro acordo da Huawei com uma montadora estrangeira, disseram à Reuters duas fontes com conhecimento do assunto.

APRENDA COMO MULTIPLICAR E PROTEGER SEU CAPITAL INVESTIDO POR MEIO DAS CRIPTOMOEDAS E ACELERE A SUA JORNADA RUMO À LIBERDADE FINANCEIRA

O interesse do presidente-executivo da Nissan, Makoto Uchida, também foi despertado quando ele visitou um estande da Huawei e ouviu os representantes explicarem os sistemas desenvolvidos para o carro Seres em exibição.

Procurada, a Nissan disse que Uchida estava visitando os estandes e não tinha comentários sobre a respeito de uma eventual parceria com a Huawei. A Audi disse que não faz comentários sobre fornecedores e a Huawei não se manifestou.

O rápido surgimento da Huawei como fornecedora de componentes automotivos destaca a busca da companhia antes focada em equipamentos de telecomunicações por novas fontes de crescimento depois das sanções impostas por Washington em 2019.

A empresa afirmou que pretende se tornar um fornecedor automotivo de primeira linha para a era dos veículos elétricos inteligentes, competindo com empresas como Bosch, Denso e Continental.

(Imagem: Huawei Brasil/ Facebook)

“Crescemos lado a lado com a Huawei por três anos, e nossas conquistas são óbvias para todos. Continuaremos a trabalhar lado a lado pelos próximos três anos e mais”, disse o presidente Zhang Xinghai, da Seres, apoiada pela Dongfeng.

A entrada da Huawei no mercado foi suavizada pelo ritmo acelerado de desenvolvimento do setor, com as montadoras tradicionais lutando para acompanhar os fabricantes de veículos elétricos, como a BYD, que estão incorporando recursos premium únicos em carros tão baratos quanto 20.000 mil dólares.

Os fabricantes chineses privados de veículos elétricos têm se mostrado hábeis em desenvolver internamente a capacidade de alta tecnologia, enquanto as empresas estatais da China têm se esforçado para inovar e, portanto, têm contado com empresas como a Huawei para aumentar a competitividade, dizem analistas.

As montadoras estatais chinesas Changan, Dongfeng e BAIC estão reagindo com novas marcas de veículos elétricos como Avatr, VOYAH e Arcfox, todas equipadas com o Adas da Huawei. A Guangzhou Automobile (GAC) também lançará modelos a partir de 2025 com a tecnologia de veículos inteligentes da Huawei.

“A Huawei é atualmente líder em tecnologias Adas”, disse o gerente geral da GAC, Feng Xingya, na quinta-feira. “Nós a escolhemos porque precisamos garantir que os produtos da GAC sejam equipados com as tecnologias mais avançadas para os consumidores.”

Três gerentes de montadoras estrangeiras disseram que a Huawei é vista como uma parceira em potencial que vale a pena considerar seriamente para marcas internacionais na China, apesar das dificuldades com os governos ocidentais.

Fornecedor ou Rival?

A Huawei tem se envolvido fortemente no desenvolvimento e na promoção do veículo da Seres e de outras montadoras, o que, segundo três executivos de montadoras internacionais e uma quarta fonte cria  preocupações no setor de que a Huawei não é apenas um fornecedor, mas também um rival.

A empresa chinesa de tecnologia também enfrentou uma crise no fornecimento de componentes de computação este ano, o que atrasou as entregas dos principais modelos, incluindo o Seres Aito M9, o Changan Avatr 12 e o Chery Luxeed S7.

(Imagem: Unsplash/ Nuno Alberto)

Além da China, a Huawei pode ser novamente afetada por restrições comerciais, já que os EUA começaram a investigar este ano se os veículos chineses são um risco à segurança nacional, especialmente devido à preocupação com a tecnologia de carros “conectados”.

Nenhuma das montadoras parceiras da Huawei anunciou planos de exportar modelos equipados com a tecnologia da empresa.

Outras tecnologias que a Huawei apresentou no salão do automóvel incluíram unidades de controle de veículos que calibram a condução e a suspensão, LIDAR, sensores telemáticos que usam navegação por satélite, sensores ópticos e um sistema de áudio embutido nos apoios de cabeça para que os ocupantes dos veículos possam ouvir músicas diferentes sem incomodarem uns aos outros.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.