Home Agronegócio Tempo chuvoso nas áreas de café favorece lavouras do Brasil, diz Cepea

Tempo chuvoso nas áreas de café favorece lavouras do Brasil, diz Cepea

O centro de estudos ponderou em análise que, mesmo que o clima neste momento esteja sendo benéfico às lavouras

por Reuters
0 comentário
(Imagem: Reprodução/Freepik/@vecstock)

O clima mais chuvoso nas principais regiões produtoras de café do Brasil tem favorecido a realização dos tratos culturais e as condições das lavouras da safra 2024/25, avaliou nesta terça-feira o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

“Até o momento, o enchimento dos grãos está ocorrendo de maneira satisfatória nesta fase, que é de reta quase final da temporada”, disse o Cepea.

Se o clima seguir favorável, a previsão é de que a colheita de alguns talhões de arábica mais precoces se inicie entre o final de abril e o começo de maio, disse o Cepea, citando agentes do setor.

O acumulado de chuva entre 1º e 18 de fevereiro nas regiões produtoras de arábica foi de 108,4 mm em Manhuaçu (MG), de 104,6 mm em Patrocínio (MG), de 90,6 mm em Varginha (MG), de 66,2 mm em Marília (SP), de 60,6 mm em Franca (SP) e de 51 mm em Londrina (PR), apontou o Cepea, citando números do Instituto Nacional de Meteorologia.

Nas regiões de robusta, os volumes pluviométricos foram de 159,2 mm em Cacoal (RO) e de 62,2 mm em São Mateus (ES), segundo números do Cepea.

O centro de estudos ponderou em análise que, mesmo que o clima neste momento esteja sendo benéfico às lavouras, as ondas de calor no final de 2023 ocasionaram um elevado índice de abortamentos e queda dos chumbinhos, fatores que devem resultar em reajustes nas previsões iniciais da produção da safra 2024/25.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.