Home Empresas Tesla amplia liderança de vendas na Noruega; veículos elétricos atingem 82% do mercado

Tesla amplia liderança de vendas na Noruega; veículos elétricos atingem 82% do mercado

Quase cinco de cada seis carros novos vendidos na Noruega no ano passado eram movidos apenas a bateria, com a participação da Tesla no mercado geral subindo de 12,2% para 20,0%, mostraram dados de registro nesta terça-feira

por Reuters
0 comentário
(Imagem: Milan Csizmadia/Unsplash)

A Tesla liderou as vendas de carros na Noruega pelo terceiro ano consecutivo em 2023, ampliando sua frente sobre os rivais, apesar de um conflito contínuo entre a fabricante de veículos elétricos dos Estados Unidos e os poderosos sindicatos trabalhistas da região nórdica.

Quase cinco de cada seis carros novos vendidos na Noruega no ano passado eram movidos apenas a bateria, com a participação da Tesla no mercado geral subindo de 12,2% para 20,0%, mostraram dados de registro nesta terça-feira.

Os veículos elétricos representaram 82,4% dos veículos novos vendidos em 2023, acima dos 79,3% em 2022, informou a Federação Rodoviária Norueguesa (OFV).

Buscando se tornar a primeira nação a acabar com a venda de carros a gasolina e diesel até 2025, a Noruega, produtora de petróleo, isenta os veículos totalmente elétricos de muitos impostos que recaem aos rivais com motor de combustão interna, embora algumas taxas tenham sido introduzidas em 2023.

A Tesla enfrenta uma reação dos sindicatos e fundos de pensão na região nórdica, conforme a montadora se recusa a aceitar uma demanda dos mecânicos suecos por direitos de negociação coletiva que abrangem salários e outras condições.

Como resultado, estivadores, motoristas de caminhão, funcionários dos correios, eletricistas, faxineiros e outros profissionais suecos se recusam a prestar serviços à Tesla e ganharam o apoio dos sindicatos de Noruega, Dinamarca e Finlândia, que ajudam a bloquear as importações de carros da Tesla para a Suécia.

Ainda assim, não há sinais de que o conflito esteja prejudicando as vendas da Tesla na Noruega, disse Christina Bu, diretora da associação norueguesa de veículos elétricos.

“Não vemos sinais que indiquem isso”, afirmou Bu à Reuters.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.