Home Finanças PessoaisInvestimentos Tesla rouba o protagonismo da Nvidia

Tesla rouba o protagonismo da Nvidia

por Gabriel Fauth
3 min leitura
Gabriel Fauth

Tesla agora domina o setor de Consumo e é o novo fator de desaceleração do índice NASDAQ, IXIC.

Para entendermos melhor como funciona essa análise, precisamos mergulhar um pouco mais em como são calculados os índices de compisção do Nasdaq.

Composição dos índices

Na última composição da NASDAQ, observamos que o setor de Consumo Discricionário (representado aqui pelo ETF XLY) representa 18,20% do total do índice. No entanto, é evidente que não é possível competir com o tamanho total do setor de Tecnologia, que tem um peso de 59,7%. Ainda assim, é notável que o setor de Consumo, especialmente a Tesla, esteja atuando como o principal fator de desaceleração no movimento do Nasdaq futuro.

Dentro da composição do ETF SPDR XLY, a Tesla é a segunda ação mais relevante, com peso de 15%, ficando atrás apenas da Amazon, que representa 23% da composição do ETF. Naturalmente, esses pesos e medidas mudam com o tempo, conforme a percepção de mercado e o interesse em um benchmark relevante, de acordo com a SPDR.

Decolamento Nasdaq do setor de tecnologia

No gráfico abaixo podemos ver as duas mais relevantes ações em laranja e preto, sendo Amazon e Tesla respectivamente, e o índice de composição do setor de consumo discricionário em verde, e como ele opera na margem média da performance das duas ações. Mas particularmente como nos últimos dias o XLY puxou substancialmente exclusivamente pela Tesla.

Quando comparamos a performance relativa do índice de tecnologica da NASDAQ, o índice IXCO comparado o XLY nos últimos dias vemos que tech foi deixada de lado. O resultado disso é a composição da NASDAQ verificado pelo índice de composição IXIC sendo freado pelo movimento da Tesla e do XLY como um todo. Seria esse o momento que o protagonismo de NVIDIA é desbancado pela Tesla? Muito cedo para afirmar, mas é o sinal inicial.

O fato é que a Nasdaq está sendo muito afetada pela dinâmica que a Tesla vem proposrcionando ao mercado e isso é de fundamental atenção.

Mas porque agora?

Tesla ganhou força com a eleição de Trump e com seu CEO, Elon Musk sendo vocal a favor de Trump. Durante 2024 e 2024 vimos Musk sendo crítico a forma que a China fez política comercial de subsidios para carros eletricos, e como estava difícil de competir com esse mercado. Visto que Trump tende a ser protecionista, e promete tarifar a China, os carros da Tesla voltam a ser a melhor opção o que da perspectiva positiva para a ação. Obviamente o fundamento das ações seguem fortes, o que só deve crescer a partir de 2025.

No mais, a índustria a de microchips ainda tem muitas incertezas sobre sua produção e como isso impactara as novas tecnologias de inteligência artificial, poderiamos estar vendo um midcycle para Techs?

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.