Os premiados do The Best da Fifa foram conhecidos nesta terça-feira. A cerimônia da entidade máxima do futebol mundial aconteceu na Aspire Academy, em Doha, no Catar. Os brasileiros foram um dos destaques da premiação.
Vini Jr confirmou o favoritismo e ficou com o troféu de melhor jogador do mundo da última temporada. Entre as mulheres, Aitana Bonmatí desbancou as concorrentes e conquistou o prêmio.
Além do melhor jogador e da melhor jogadora, a Fifa divulgou vencedores em diversas outras categorias, como o Prêmio Puskás, para o gol mais bonito do futebol masculino, e o de Melhor Torcedor.
Veja a lista de 2024:
Melhor jogador do mundo: Vinícius Júnior, do Real Madrid e da seleção brasileira
Melhor jogadora do mundo: Aitana Bonmatí, do Barcelona e da Espanha
Prêmio Puskás: Alejandro Garnacho, do Manchester United
Prêmio Marta (gol mais bonito no futebol feminino): Marta, do Orlando Pride e da seleção brasileira
Melhor técnico do futebol masculino: Carlo Ancelotti, do Real Madrid
Melhor técnica do futebol feminino: Emma Hayes, do Chelsea e dos Estados Unidos
Melhor goleiro: Emiliano Martínez, do Aston Villa e da Argentina
Melhor goleira: Alyssa Naeher, do Chicago Red Stars e dos Estados Unidos
Prêmio Fair Play: Thiago Maia, do Internacional, pela ajuda e resgate das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
Prêmio Torcedor do Ano: Guilherme Gandra Moura, torcedor símbolo do Vasco
Seleção do futebol feminino: Alyssa Naeher; Lucy Bronze, Irene Paredes, Naomi Girma e Ona Battle; Horan, Guijarro, Aitana Bonmatí e Gabi Portilho; Salma Paralluelo e Graham Hansen
Seleção do futebol masculino: Emiliano Martínez; Carvajal, Rüdiger, Rúben Dias e Saliba; Rodri, Kroos e Bellingham; Lamine Yamal, Erling Haaland e Vinicius Júnior.
Guilherme Gandra Moura
O pequeno Guilherme Gandra, carinhosamente conhecido como Gui, foi eleito o “Torcedor do Ano” na prestigiada premiação The Best 2024, da FIFA, anunciada nesta terça-feira (17).
Ícone entre os torcedores do Vasco da Gama, Gui, de apenas 10 anos, emocionou o mundo com sua paixão inabalável pelo clube, mesmo enfrentando os desafios de uma doença rara.
Sua história viralizou nas redes sociais, transformando-o em um símbolo de amor ao futebol e reforçando o vínculo entre a torcida e jogadores como o seu “xodó.
(Com Estadão Conteúdo)