Home Colunistas Thiago Nigro: o que você está lendo no caminho para o trabalho?   

Thiago Nigro: o que você está lendo no caminho para o trabalho?   

Como um livro no trem pode ser o início da sua jornada para a mudança

por Thiago Nigro
3 min leitura
(Imagem: Divulgação/ Grupo Primo)

Quanto tempo em média você gasta com as redes sociais?  

Pergunto por que recentemente vi essa publicação no X (antigo Twitter):  

Twitter Nigro
(Imagem: Reprodução/ X)

Primeiramente, um fato incontestável: para aqueles que desistem no meio do caminho, o sucesso é uma teoria da conspiração. Quando comecei, mal ganhava 300 reais e perdi 5 mil em apenas algumas transações. Se tivesse desistido naquele momento, onde estaria hoje? 

O sucesso não se apresentava como algo evidente para mim, e provavelmente não parece para você, nem para ninguém. Se fosse fácil, todo mundo seria bilionário.  

O verdadeiro motor por trás do sucesso é a motivação, mas ela não brota em um ambiente de desesperança. 

É muito comum essa piadinha do “Ala, o cara lendo livro sobre sucesso no trem!”, como se o ambiente fosse o único determinante do sucesso ou da falha.  

Algumas pessoas enxergam prazer em derrubar um pássaro com um estilingue porque sabem que nunca vão voar. As pessoas ressentidas não gostam de solidão e querem te puxar pra baixo junto.  

Mas confie no meu conselho: quem fica parado não muda mesmo, e quem se move sem acreditar que existe caminho?  

É óbvio que o meu livro não vai mudar a sua vida do dia para a noite, te tirar do trem automaticamente e te colocar em um carro esportivo. É leitura, não mágica. Mas esse pode ser o primeiro passo.  

Eu sempre pensei além, sempre pensei nos próximos passos.  

Quando estava na faculdade, já pensava no trabalho que desempenharia. Na XP, eu já falava para o Benchimol que seria sócio dele. Nunca deixei de ser assim, nunca deixei de crescer.  

Meu segundo ponto é este: o jovem no trem, com um livro nas mãos, está lendo porque ainda mantém suas esperanças vivas e, consequentemente, sua motivação.  

Ele rompeu a barreira do óbvio e recusou-se a seguir o padrão que provavelmente todos no trem, inclusive o autor da postagem, seguiam – preenchendo o tempo ocioso com redes sociais. 

Você já parou para refletir sobre quanto tempo desperdiça com o celular? Na fila do supermercado, no trânsito, até durante o jantar em família, você consegue ficar alguns minutos sem pegar? 

Perceba como isso te reduz: estudos já indicam que a postura adotada para segurar o celular causa problemas na coluna. Te deixa corcunda, inclinado, parece inseguro.  

Além disso, você já não suporta ficar sozinho com seus pensamentos, o que significa que alguém está pensando por você.  

É muito mais complexo do que trocar o celular por um livro. As ações sempre são mais complexas do que aparentam ser, e as mudanças para alcançar o sucesso são sempre menores do que você imagina.  

Admito que meu tempo de tela é alto, mas sempre existiu um propósito. Coloque na sua cabeça, escreva em um post-it: NADA pode ser feito sem propósito. TUDO precisa ser feito pensando nos próximos passos.  

Dedico todos os meus esforços nas redes sociais para compartilhar conhecimento, expandir meu poder de influência e alcançar novas pessoas, e que bom que eu te alcancei! 

Já vou te estender uma mão e te dar uma solução para ocupar o tempo de tela de forma útil:  

Dia 24/04 a Finclass vai fazer aniversário! Mas o presente quem vai receber, é você. 

A oportunidade é única, e os preços nunca foram tão baixos (considerando a inflação, rs).  

Você pode acessar (e assistir até offline) no trânsito, trem, ônibus, avião, a transformação da sua vida financeira está na distância desse clique aqui

TMJ primos! 

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.