A 10ª edição da lista de pessoas mais influentes publicada pela Revista Time foi divulgada no último dia 18. A Time escolhe todos os anos as personalidades que mais se destacaram no ano..
Nesse ano os brasileiros Joaquim Barbosa, Presidente do Supremo Tribunal Federal, e Alex Atala, chef e empresário, marcaram presença entre as personalidades mais influentes do mundo.
Segundo a revista, o jurista brasileiro é de origem humilde que viu na educação seu passaporte para sair da pobreza e se tornar o primeiro presidente negro do STF do Brasil. Joaquim Barbosa foi ainda o relator do processo conhecido como “mensalão”.
A participação de Barbosa no maior julgamento político da história do país garantiu a presença entre os mais influentes do mundo. A revista ainda afirma que os brasileiros se orgulham de Barbosa. Ele simboliza “a promessa de um novo Brasil comprometido com o multiculturalismo e com a igualdade”.
Um dos chefs de cozinha mais reconhecidos do mundo, Alex Atala também está entre as personalidades que mais influenciaram. O proprietário do restaurante D.O.M foi reconhecido pela revista por ser uma figura marcante, com tatuagens e piercings, além de ser dedicado ao seu trabalho.
A publicação aponta que sua maior missão foi moldar e melhorar a cultura alimentar para a América Latina. “Sua filosofia de utilizar ingredientes brasileiros na alta gastronomia tem fascinado o continente”, constatou.
Grandes líderes
Mais do que uma coletânea de ícones, a lista de mais influentes divulgada pela Time também nos mostra quem foram os grandes líderes, sob cinco perspectivas, no último ano. Titãs, Líderes, Ícones, Artistas, e Pioneiros. É assim que a publicação divide as principais personalidades escolhidas.
Entre os “titãs” o destaque vai para o rapper e empresário Jay-Z, que segundo Michael Bloomberg, sua trajetória do hip-hop ao poderio empreendedor representa o tão buscado “sonho americano”.
Já Rand Paul, senador de Kentucky (EUA), marca a presença entre os “líderes”. Na publicação Sarah Palin descreve Paul como a voz da razão ascendente do Partido Republicano.
Os “ícones” são representados por Malala Yousafzai, estudante paquistanesa de quinze anos. A ativista em defesa pelos direitos das mulheres se tornou símbolo para crianças de todo o mundo, segundo nota de Chelsea Clinton.
A jovem atriz Jennifer Lawrence ganhou seu primeiro Oscar no início do ano e agora está no topo da lista entre os “artistas”. Para Jodie Foster, a atriz encantou o mundo com suas últimas atuações e impressionou a todos da indústria cinematográfica com seu talento nato.
Por último, mas não menos importante, temos Aamir Khan encabeçando a lista dos “pioneiros” mais influentes do mundo. A estrela de Bollywood ganha elogios de A.R. Rahman por usar sua influência para elevar a consciência social na Índia.
E você o que achou das indicações da Time? Condorda com os escolhidos? Deixe sua opinião nos comentários.
Fontes: Time | InfoMoney. Foto de freedigitalphotos.net.