Olá amigo leitor, tudo bem? Chegou mais um Top 5 Dinheirama. Como você já sabe, todo início de semana, publicamos uma seleção com o resumo dos cinco artigos mais lidos, comentados e compartilhados da semana anterior.

A ideia é lhe oferecer um panorama das preferências de outros leitores do Dinheirama e reunir os artigos de forma a oferecer um começo de semana mais proveitoso.

Os artigos mais lidos na semana passada foram:

Hora de mudar: 5 livros para transformar sua vida

Todos os dias recebo e-mails e mensagens sensacionais dos leitores do Dinheirama. Além de assuntos ligados à educação financeira, cada vez mais surgem pessoas buscando sugestões de leitura que possam acrescentar conhecimentos sobre negócios e vida pessoal.

Os pedidos em alguns casos utilizam o desejo “quero um livro que me faça pensar fora da caixa” ou ainda “quero enxergar o mundo dos negócios de maneira mais ampla para alcançar o sucesso”.

Eu sou apaixonado pela leitura e boa parte do meu dia passo lendo, por isso sempre que surge a oportunidade de sugerir ou indicar livros, fico extremamente feliz, afinal os livros são uma das ferramentas mais oportunas e simples para quem busca atualização profissional, novos conhecimentos e experiências transformadoras.

Clique aqui para ler o post completo

Mania de guardar tudo? Deixe disso, a vida é agora!

Você deve conhecer alguém que sempre que ganha um presente o guarda direto em algum lugar fora de visão e diz que vai deixar para usá-lo em uma ocasião especial. Provavelmente é a mesma pessoa que só usa aquele pijama macio quando vai dormir na casa de alguém, só coloca o perfume de marca quando tem um encontro, ou só tira a toalha bonita do fundo da gaveta quando o almoço é em uma data festiva. Conhece? Ou será que você também costuma fazer essas coisas? Será que há algo de errado nisso? Talvez seja hora de refletirmos um pouco sobre a questão!

Conheço bem essa história de guardar as coisas para amanhã, pois cresci um pouco dentro desse contexto. E na verdade, isso sempre me perturbou, até porque não costumo ser muito apegada a objetos. Ganho, uso, doo. Não tenho problemas em ter que manter algo e tenho menos problemas ainda em doar o que não uso. Se precisar de alguma coisa para uma “ocasião especial”, aí sim verei o que faço.

Mas nem sempre fui assim. Só que os acontecimentos ao longo da vida vão ensinando que muitas vezes aguardamos momentos especiais para usar determinadas coisas, e nos esquecemos que está em nossas mãos tornar o dia a dia mais especial, sem esta necessidade interna tão grande de poupar determinados objetos, como se a felicidade pelo uso de algumas coisas tivesse que vir em pequenas gotas, apenas em determinados momentos, entende?

Clique aqui para ler o post completo

Dinheirama Entrevista: Marcelo Ciampolini, CEO da Lendico

Pedir empréstimo pessoal online é uma prática que se torna cada vez mais comum nesta economia em que fintechs muitas vezes oferecem o que instituições tradicionais não têm conseguido oferecer. Entre as empresas voltadas ao oferecimento de crédito está a Lendico, no mercado desde 2015 e, segundo informado em seu site, com mais de R$ 307 milhões emprestados Brasil afora.

Para entender um pouco melhor como funciona a empresa e também o processo de empréstimo, conversamos com o CEO Marcelo Ciampolini. Ele é formado em Engenharia Naval pela Escola Politécnica da USP e ingressou no mercado financeiro pelo Private Bank do Banco Espírito Santo (Suíça). Depois passou pela Asset Management do Santander Brasil e pela tesouraria do BNP Paribas Brasil. Em 2013, Marcelo saiu do banco para empreender no mercado de fintechs, e em 2015 fundou a Lendico Brasil.

Clique aqui para ler o post completo

3 erros fatais dos investidores preguiçosos

Em 2019 iremos comemorar  o aniversário de 25 anos do Plano Real e, com ele, a profunda mudança na economia do dia a dia e, como consequência, no acesso dos pequenos poupadores a modalidades de investimento antes restritas a grandes investidores e gente com muito dinheiro.

Se no passado investir era sinônimo de ter dinheiro na poupança, comprar imóveis e aplicar no “overnight”, hoje há um cardápio muito maior e de melhor de qualidade. Investidores de perfis diferentes hoje possuem opções de investimento adequadas e ajustadas ao seu grau de aversão ao risco.

Clique aqui para ler o post completo

A planilha financeira e gratuita que vai te ajudar a mudar sua vida

A percepção de que o poder de compra está melhorando pode ser um convite para aumentar os gastos e acabar gastando mais do que o padrão de vida permite, principalmente no final do ano onde não faltam despesas extras.

Com esse cenário, é fundamental planejar muito bem os gastos, priorizando, acima de tudo, o que é realmente indispensável e tentando eliminar/diminuir despesas variáveis e supérfluas. Ah, também é importante turbinar a reserva de emergência e dar atenção especial aos investimentos.

Muita gente que começa a realizar o controle financeiro tem uma série de dúvidas sobre que ferramenta usar e nos pedem uma planilha de controle financeiro. Nós acreditamos que a forma/modelo ideal varia de pessoa para pessoa, não existe certo ou errado, mas sim a necessidade de ter na “ponta do lápis” (ou na tela do computador) um controle eficiente e detalhado.

Clique aqui para ler o post completo

 

Redação Dinheirama
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários