Olá amigo leitor, tudo bem? Chegou mais um Top 5 Dinheirama. Como você já sabe, todo início de semana, publicamos uma seleção com o resumo dos cinco artigos mais lidos, comentados e compartilhados da semana anterior.

A ideia é lhe oferecer um panorama das preferências de outros leitores do Dinheirama e reunir os artigos de forma a oferecer um começo de semana mais proveitoso.

Os artigos mais lidos na semana passada foram:

Consumo consciente: Por que ele é tão importante na educação financeira?

Você tem consciência em relação ao que consome? Ou apenas compra e não pensa muito a respeito? É fundamental entender que a forma como gastamos o nosso dinheiro é super importante para que possa sobrar ao menos uma parte dele não para consumo imediato, mas para investimentos, empreendimentos, metas e sonhos maiores. Vamos refletir sobre isso?

Acredito que já contei aqui que não sou de fazer compras por impulso, normalmente sou bem controlada com relação a dinheiro, e quando estou ansiosa realmente prefiro dar uma caminhada, ouvir música, enfim, arrumar outras alternativas mais econômicas. Porém, uns bons anos atrás, quando ainda não tinha a consciência que tenho hoje na prática, fiz uma compra por impulso que alterou totalmente outros planos que eu tinha: comprei um carro zero. Ou seja, parte do que tinha guardado pagou metade do carro, e a outra metade paguei em dois anos, em parcelas mensais.

Clique aqui para ler o post completo

7 atitudes que você precisa tomar para conquistar mais riqueza

Todo mundo quer uma vida mais rica, certo? E entre os muitos pontos que isso pode abranger, também precisamos falar especificamente sobre a questão financeira. Pode ser que, além de dificuldades habituais, como não conseguir se organizar financeiramente ou ganhar muito menos do que precisa, você também esteja deixando de tomar algumas atitudes fundamentais para quem quer ter sucesso financeiro. Vamos refletir sobre elas?

Clique aqui para ler o post completo

Os desafios do líder em tempos de crise

Diante do cenário de retração econômica atual, muitas empresas estão sendo obrigadas a tomar medidas duras como cancelar projetos, reduzir custos, eliminar cargos e demitir funcionários – decisões nem sempre são fáceis de administrar.

Nesse contexto, a figura do líder se torna fundamental, já que é ele o responsável por motivar a equipe e minimizar os impactos negativos da crise.

Entre as principais características quem um bom líder deve ter, o CEO da Entheusiasmos Consultoria Eduardo Carmello cita a capacidade analítica, tanto para encontrar oportunidades como para resolver problemas complexos de gestão; a resiliência para antecipar cenários, projetar novas estratégias e executá-las de maneira exemplar; e a alta proficiência para desenvolver talentos.

Clique aqui para ler o post completo

Empreender adquirindo uma empresa pronta – vantagens e desafios

Uma alternativa para empreender, normalmente associada a riscos menores do que criar uma empresa desde o zero, é comprar a totalidade de uma empresa pronta com o intuito de fazê-la crescer.

Clique aqui para ler o post completo

Tempestade em copo d’água

Na semana passada (18 a 22 de março), o mercado acionário doméstico foi rapidamente do céu ao inferno. Atingiu recorde de pontuação histórica acima de 100.400 pontos, para depois mergulhar em forte queda sem escala até as cercanias de 93.000 pontos.

Uma parte veio importada pelas inconsistências do Brexit (saída do Reino Unido da União Europeia). Sem possibilidade de acordo e situação totalmente em aberto, mas o fator maior seguiu sendo a desaceleração econômica global maior do que estava sendo prevista por analistas.

No ambiente doméstico, as preocupações ficaram centradas no projeto de reforma da Previdência dos militares com novo plano de carreira e fraca economia de R$ 10 bilhões em dez anos.

Só para comparar, as desonerações de um único mês de fevereiro mostrada pela Receita Federal chegaram a R$ 7,7 bilhões. Da mesma forma que no exterior, dois outros fatores trouxeram temor.

Clique aqui para ler o post completo

Redação Dinheirama
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários