Seguindo sugestões de nossos leitores, faremos todo domingo de noite uma seleção, com resumo, dos cinco artigos mais lidos, comentados e compartilhados da semana anterior. A ideia é oferecer a você um panorama das preferências de mais leitores e reunir os artigos de forma a oferecer um começo de semana mais proveitoso.

Os artigos mais lidos na semana passada foram:

A Era dos Adolescentes de 40 anos

Você provavelmente conhece um “marmanjo” que já deveria ter tomado o “rumo da vida”, mas que ainda está morando com os pais e não sabe se deve estudar medicina, administração ou direito. Enquanto isso, ele insiste que passa seus dias “estudando” e “amadurecendo” para tomar a “melhor decisão”.

Chegam os 30 anos, depois os 40, até os 50, e nada dessa tal decisão ocorrer. É cada vez mais frequente encontrarmos pessoas sem ambição profissional, sem coragem para empreender seus sonhos e sem expectativas de uma vida empreendedora e de desafios. O que vai ser desse pessoal?

Clique aqui para ler o artigo completo

10 Coisas Sobre Empreendedores que Você Precisa Saber

Há quem diga que empreendedores são “seres de outro mundo”, gente especial e que consegue criar seu próprio mundo porque nasce com características especiais. Isso é uma grande bobagem! A atitude é a principal característica de quem atinge o sucesso e trata-se de algo que podemos exercitar.

Neste artigo, eu aponto e discuto dez características fundamentais desenvolvidas e praticadas pelos empreendedores: 1) Eles trabalham muito; 2) Eles gostam de trabalhar; 3) Eles investem mais; 4) Eles amam a liberdade; 5) Eles são generosos; 6) Eles têm tempo para as pessoas; 7) Eles são otimistas e correm riscos; 8) Eles têm opinião própria; 9) Eles têm prioridade e foco; e 10) Eles também fracassam.

Clique aqui para ler o artigo completo

Educação Financeira: Solução para uma sociedade melhor

Incentivar pais e professores a tratar a educação financeira como item formador do caráter é um passo crucial para que o dinheiro seja visto como prioridade no contexto da cidadania. Elevar as finanças a um patamar mais sério, partindo dos exemplos em casa e levados à discussão com tutores é algo que certamente dá resultado.

Discutir como a educação financeira deve ser tratada e incentivada faz parte das ações ligadas ao tema que devem decolar se queremos ver uma nação mais consciente, rica e próspera. O artigo traz algumas reflexões sobre o papel das finanças na formação das pessoas e convida você a assumir papel ativo neste sentido.

Clique aqui para ler o artigo completo

3 Atitudes Capazes de Mudar sua Vida Financeira

Assuntos relacionados ao dinheiro tendem a colocar as pessoas em uma postura defensiva, especialmente quando o orçamento não está em dia. A boa notícia é que é possível mudar a situação das finanças pessoais a partir de atitudes que não têm relação direta com o seu bolso.

Praticar atividades físicas com regularidade, ler mais e manter contato com mentores são exemplos de decisões que trarão benefícios como disciplina, mais capacidade de discernimento, formação de opinião, diminuição da assimetria de informações e mais oportunidades no âmbito geral da vida – o que influenciará o bolso como consequência.

Clique aqui para ler o artigo completo 

5 Sinais de que o Dinheiro é um Tabu em Sua Vida

Você conversa sobre dinheiro em casa? Valoriza a participação da família no planejamento financeiro? Infelizmente, em muitos lares o dinheiro ainda é um grande tabu – e isso também acontece em países como os EUA, onde para 44% da população o dinheiro é o tema de trato mais difícil (mais que a morte, drogas e outras coisas).

Se você não mantém um orçamento atualizado, não investe, não fala sobre dinheiro, possui mais dívidas do patrimônio e vê o dinheiro sempre como sinônimo de problema, são grandes as chances de o tema ser um enorme tabu em sua casa. Mas nós podemos ajudá-lo a reverter esta situação.

Clique aqui para ler o artigo completo

Acompanhe os novos artigos durante a semana e domingo que vem volto com os artigos mais compartilhados e visitados. Obrigado pela confiança. Até mais.

Foto “eBook concept”, Shutterstock.

Conrado Navarro
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários