Seguindo sugestões de nossos leitores, faremos todo domingo de noite uma seleção, com resumo, dos cinco artigos mais lidos, comentados e compartilhados da semana anterior aqui no Dinheirama. A ideia é oferecer a você um panorama das preferências de mais leitores e reunir os artigos de forma a oferecer um começo de semana mais proveitoso.

Os artigos mais lidos na semana passada foram:

Bolha Imobiliária que nada. É Bolha de Tudo mesmo!

Você também acha que as coisas no Brasil andam caras demais? Carro, casa, alimentos, serviços, a sensação que dá é que nosso dinheiro não dá para quase nada. É esse o seu sentimento por ai?

Escrevi um desabafo sobre esse momento e, principalmente, sobre a falta de perspectivas para equacionar nossa renda e o preço das coisas. Muitos falam em bolha imobiliária, mas acho mesmo é que vivemos uma bolha de tudo. Leia o artigo e entenda o que quero dizer.

Clique aqui para ler o artigo completo.

3 Maneiras de Arruinar o Futuro de Seu Filho

Educar os filhos não é uma ciência, nem tampouco uma daquelas atividades repletas apenas de prazer e alegria. Que não é fácil, isso todo mundo sabe, mas as opções diante do desafio de criar os filhos são apenas duas: assumir a responsabilidade ou fingir tê-la assumido.

Depois de observar pais e trabalhar ao lado de muitas famílias, percebi que três comportamentos tem um potencial devastador na futuro dos filhos: 1) Dar tudo que eles querem; 2) Falar uma coisa, mas fazer outra; e 3) Resolver todos os seus problemas. Você concorda?

Clique aqui para ler minhas provocações sobre educar filhos.

5 Erros que Podem Acabar com o Seu Sonho de Ficar Rico

Enriquecer é, certamente, o sonho de muitos brasileiros. Talvez seja o seu também. Mas, será que nos damos conta de que algumas atitudes simples, muitas vezes automáticas, costumam nos afastar desse sonho? São erros clássicos, esquecidos e que merecem atenção.

Os cinco erros comuns são: 1) Sempre financiar os sonhos de consumo; 2) Deixar para investir quando sobra dinheiro; 3) Abrir mão de informações sobre finanças; 4) Acreditar em esquemas mirabolantes de enriquecimento rápido; e 5) Não ter uma reserva de emergência.

Clique aqui para detalhes sobre cada um destes erros.

6 Milionários Brasileiros que Fizeram Fortuna do Zero

Muitos leitores nos enviaram mensagens pedindo que preparássemos uma lista com brasileiros que se tornaram milionários e também começaram de baixo. Existem diversas personalidades de sucesso aqui no Brasil que passaram por momentos de muita dificuldade e superação, que apostaram e cresceram em momentos de crise.

Nesta lista que publicamos recentemente damos espaço para esses grandes brasileiros e suas lições de vida. São empresários de ramos diversos, mas com uma atitude comum: muita determinação, trabalho e empreendedorismo.

Clique aqui para conhecer seis brasileiros milionários.

3 Atitudes Capazes de Mudar sua Vida Financeira

Assuntos relacionados ao dinheiro tendem a colocar as pessoas em uma postura defensiva, especialmente quando o orçamento não está em dia. A boa notícia é que é possível mudar a situação das finanças pessoais a partir de atitudes que não têm relação direta com o seu bolso.

Praticar atividades físicas com regularidade, ler mais e manter contato com mentores são exemplos de decisões que trarão benefícios como disciplina, mais capacidade de discernimento, formação de opinião, diminuição da assimetria de informações e mais oportunidades no âmbito geral da vida – o que influenciará o bolso como consequência.

Clique aqui para saber quais são as três atitudes.

Acompanhe os novos artigos durante a semana e domingo que vem volto com os artigos mais compartilhados e visitados. Obrigado pela confiança. Até mais.

Conrado Navarro
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários