Seguindo sugestões de nossos leitores, faremos todo domingo de noite uma seleção, com resumo, dos cinco artigos mais lidos, comentados e compartilhados da semana anterior. A ideia é oferecer a você um panorama das preferências de mais leitores e reunir os artigos de forma a oferecer um começo de semana mais proveitoso.

Os artigos mais lidos na semana passada foram:

4 Hábitos Presentes em Todo Investidor de Sucesso

É muito comum notarmos investidores incapazes de manter a disciplina ao investir, seja por falta de hábito neste sentido ou por demandas de outro tipo que minam essa possibilidade. A verdade é que precisamos valorizar a decisão de investir dando a ela mais atenção e tornando-a uma prioridade.

Em um texto bem objetivo, apontei e detalhei os quatro principais hábitos dos investidores de sucesso: a disciplina, a gestão do risco, a formação de reserva para oportunidades e o balanceamento periódico da carteira. Leia o texto para aprender a implementar estes hábitos em sua vida.

Clique aqui para conhecer os 4 hábitos e ler o texto completo.

Apontar o Dedo não Paga Dívida, Só Aumenta o Prejuízo

Sabe aquela situação limite em que marido e mulher ficam procurando culpados dentro da própria casa para seus problemas financeiros? É um tal de “colocar o dedo na cara” um do outro, mas sem nenhum tipo de solução ou encaminhamento para a questão. Agir assim não resolve.

Proponho uma reflexão profunda sobre o papel da família e ofereço algumas sugestões para que possamos lidar melhor com as cobranças, mas principalmente com a responsabilidade diante das contas e da construção de patrimônio.

Clique aqui para ler o artigo completo.

O Sonho da Independência Financeira Depende de Você

Buscar e usufruir da liberdade através do dinheiro deve ser uma opção, uma escolha. Acontece que é muito mais fácil e prazeroso sucumbir às pressões de curto prazo e às expectativas dos outros, situações que nos fazem gastar mais do que o possível e abrir mão da independência financeira.

Em um depoimento fantástico, Cornelius Ezeokeke, um egresso do sistema prisional e imigrante, conta como decidiu que a independência financeira e a busca de liberdade através do controle financeiro se tornariam seu estilo de vida.

Clique e leia este ótimo texto sobre independência financeira.

Seis Hábitos Para Uma Vida Financeira Feliz

A transformação pessoal necessária para lidar melhor com o dinheiro e, com ele, buscar mais qualidade de vida passa por deixar de lado algumas falsas crenças e adotar novos hábitos. Um deles diz respeito ao controle de gastos, conforme nos mostra neste texto Thiago Alvarez.

Além de respeitar a regra de ouro das finanças, nunca gastar mais do que ganha, é preciso valorizar aspectos como trabalho duro, importância de eliminar gastos supérfluos, aprender a investir, buscar mais conhecimento e fazer um acompanhamento deste processo.

Clique aqui para ler o texto do Thiago sobre felicidade e dinheiro.

5 Razões para Praticar a Educação Financeira com os Filhos

Ter filhos representa uma responsabilidade enorme e é preciso que ela se estenda também para o lado financeiro da família. Ser o exemplo é a principal sugestão para os pais, mas há também algumas maneiras mais práticas de incutir nos filhos o interesse pelo dinheiro e seu controle.

Valorizar mais o que você ensina para os filhos sobre dinheiro, explicar sua origem e entender que o planejamento pode torná-lo um aliado são passos fundamentais para criar neles a confiança de que serão capazes de controlar e aproveitar o próprio dinheiro para ter qualidade de vida. O texto traz outras reflexões importantes.

Clique aqui para ler o texto completo.

Acompanhe os novos artigos durante a semana e domingo que vem volto com os artigos mais compartilhados e visitados. Obrigado pela confiança. Até mais.

Conrado Navarro
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários