Topo Flávio Augusto Desk 2
Home Empresas Toyota lidera ranking de montadoras pelo 4º ano seguido

Toyota lidera ranking de montadoras pelo 4º ano seguido

A montadora japonesa teve alta de 7,2% nas vendas globais no ano passado, incluindo a fabricante de microcarros Daihatsu e a unidade de caminhões Hino Motors

por Reuters
Toyota

A Toyota Motor manteve pelo quarto ano consecutivo a coroa de maior montadora do mundo após recorde de vendas anuais de 11,2 milhões de veículos em 2023.

Flávio Augusto Quadrado 2

A montadora japonesa teve alta de 7,2% nas vendas globais no ano passado, incluindo a fabricante de microcarros Daihatsu e a unidade de caminhões Hino Motors.

Essas duas subsidiárias e a afiliada Toyota Industries foram afetadas por problemas de governança envolvendo teste de certificação para carros e motores que poderiam prejudicar a reputação global da marca em termos de qualidade e segurança.

“Gostaria de expressar minhas mais sinceras desculpas aos nossos clientes e partes interessadas pelo incômodo e preocupação causados pelas sucessivas irregularidades na Hino Motors, Daihatsu e Toyota Industries”, disse o presidente da Toyota, Akio Toyoda, a jornalistas em um evento para anunciar uma visão para o grupo Toyota fundado por seu bisavô, que agora inclui 17 empresas.

Uma das cinco atitudes estabelecidas pela administração como meta para os funcionários é: “Ser honesto e fazer as coisas de maneira correta.”

A empresa disse que o evento, originalmente planejado para 14 de fevereiro, aniversário do falecido fundador do grupo, Sakichi Toyoda, foi antecipado à luz das recentes irregularidades nas empresas Toyota.

Flávio Augusto Quadrado 2

Vendas

As vendas globais do grupo Toyota ultrapassaram 10 milhões de veículos em nove dos últimos 10 anos, exceto em 2020, diante dos impactos da pandemia.

A Volkswagen, segunda colocada no ranking, informou este mês um aumento de 12% nas vendas do ano passado, para 9,2 milhões de veículos.

(Imagem: Facebook/ Toyota)

Os dados desta terça-feira mostram que as vendas de veículos somente da matriz da Toyota, que incluem a marca homônima e a Lexus, atingiram um recorde de 10,3 milhões de veículos em 2023.

Os híbridos gasolina-elétricos representaram cerca de um terço desses veículos. Os veículos elétricos a bateria representaram menos de 1%.

A Toyota, no entanto, corre o risco de desacelerar o ritmo de vendas do grupo depois que a Daihatsu suspendeu, no mês passado, as vendas de todos os seus carros, após uma investigação de segurança ter encontrado problemas envolvendo 64 modelos, incluindo quase duas dúzias vendidos sob a marca Toyota.

A Daihatsu disse nesta terça-feira que sua produção global caiu 25%, para 121 mil veículos em dezembro, e as vendas mundiais caíram cerca de 8% no período. O Ministério dos Transportes do Japão suspendeu a proibição de vendas de 10 carros fabricados pela Daihatsu no início do dia.

Na segunda-feira, a Toyota suspendeu vendas de alguns modelos, incluindo a caminhonete Hilux e o utilitário esportivo Land Cruiser 300, depois que um painel independente descobriu irregularidades nos testes de motores a diesel desenvolvidos pelo fornecedor Toyota Industries.

Em 2022, outro comitê encarregado de investigar um escândalo de emissões na Hino Motors descobriu que a unidade de caminhões havia falsificado dados de emissões de motores desde 2003.

Dinheirama

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.