Home Empresas Transpetro prevê lançar edital para 4 navios até maio, diz CEO

Transpetro prevê lançar edital para 4 navios até maio, diz CEO

Bacci citou como exemplo de avanços de novas encomendas navios que serão contratados pela Petrobras e pela própria Transpetro

por Reuters
3 min leitura
Seis serão destinadas ao Campo de Búzios

A Transpetro, subsidiária de transporte e logística da Petrobras (PETR3PETR4), prevê lançar até maio um edital para a contratação de quatro embarcações de grande porte para atender demandas da petroleira, considerando 100% da construção no Brasil, disse nesta quinta-feira o CEO, Sérgio Bacci.

A perspectiva é que a licitação e a assinatura dos contratos ocorram até o fim deste ano, para a entrega da primeira embarcação até o fim do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Estamos esperando a Petrobras aprovar dentro da sua governança para lançar o edital”, disse Bacci à Reuters, nos bastidores de evento do Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP).

Bacci disse que o governo federal está trabalhando para retomar a indústria naval brasileira, mas ponderou que, apesar dos esforços, não acredita ser possível uma recuperação no terceiro mandato de Lula para os mesmos patamares dos mandatos anteriores.

APRENDA COMO MULTIPLICAR E PROTEGER SEU CAPITAL INVESTIDO POR MEIO DAS CRIPTOMOEDAS E ACELERE A SUA JORNADA RUMO À LIBERDADE FINANCEIRA

Bacci citou como exemplo de avanços de novas encomendas navios que serão contratados pela Petrobras e pela própria Transpetro, além de contratos para a integração de módulos de plataformas e outros.

“É um início de uma retomada, mas não se pode esperar que nesses dois ou três anos que faltam do governo Lula a gente vai chegar nos mesmo números que a gente chegou naqueles oito anos”, pontuou Bacci.

Ao longo dos últimos anos, a indústria naval brasileira perdeu muita força, o que dificulta uma rápida retomada, na avaliação do executivo.

(Imagem: Divulgação/Agência Petrobras)
(Imagem: Divulgação/Agência Petrobras)

Durante os dois primeiros mandatos do presidente Lula, várias medidas de fomento ao setor naval foram adotadas, com fortalecimento dos estaleiros nacionais e programas de governo, que estimularam a produção local de bens e serviços.

A indústria sofreu o impacto da operação Lava Jato, já que alguns estaleiros foram envolvidos no escândalo de corrupção. Posteriormente, em governos anteriores houve redução no apoio governamental.

“A indústria naval é bandeira do presidente Lula desde 2003; não é de agora… A gente construiu muita coisa no primeiro e no segundo governo”, afirmou Bacci à Reuters, pontuando que posteriormente “acabaram com nossa indústria naval e agora vamos retomar”.

Nesta quinta-feira, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, disse em evento do Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP) que tem levado ideias ao governo para estimular o setor naval. Ele afirmou que um novo programa governamental de incentivo à indústria, mais amplo e sofisticado, deve ser lançado até o fim do primeiro semestre.

A estatal planeja contratar 38 embarcações de apoio marítimo ao longo dos próximos anos, uma carteira de 2,5 bilhões de dólares em investimentos e potencial de geração de 28 mil empregos diretos.

Neste ano, devem ser lançados editais para 31 embarcações e as demais em 2025.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.