A Transpetro prorrogou até 8 de novembro o prazo para recebimento de propostas no processo de licitação pública para a aquisição de quatro navios da classe Handy, de 15 a 18 mil toneladas de porte bruto (TPB), informou a companhia nesta quarta-feira, 25.
Os prazos para as entregas das embarcações, porém, foram mantidos.
<<< Da Periferia ao BILHÃO… a história de Flávio Augusto >>>
Segundo a Transpetro, a decisão atende a pedidos de empresas interessadas, que registraram a demanda na sala de colaboração do portal Petronect, plataforma de negociações eletrônicas na qual o edital está publicado.
As demais etapas divulgadas no lançamento do processo estão mantidas, com a divulgação do estaleiro vencedor e assinatura do contrato previstas para dezembro deste ano.
Até o momento, mais de 20 empresas nacionais e estrangeiras manifestaram interesse no edital lançado pela Transpetro.
As encomendas integram o TP 25, Programa de Renovação e Ampliação da Frota, lançado pela Transpetro e que pode gerar novas oportunidades para a indústria naval brasileira.
De acordo com o cronograma da concorrência, o lançamento do primeiro navio Handy é estimado para o primeiro semestre de 2026. Os demais navios serão entregues sucessivamente a cada seis meses, até meados de 2028.