Home Carreira Três passos simples para obter sucesso nos seus objetivos

Três passos simples para obter sucesso nos seus objetivos

por Rodrigo T. Antonangelo
0 coment√°rio

dinheirama-post-bundao‚ÄúPare de ser um bund√£o e comece a ganhar dinheiro‚ÄĚ. Talvez essa n√£o seja a melhor forma de come√ßar um artigo. Certamente n√£o √© a mais amig√°vel.

Mas √© essa mesma rea√ß√£o de inc√īmodo que eu quero provocar em voc√™. Al√©m disso, foi exatamente essa frase que eu ouvi de meu pai quando tinha acabado de me graduar em Engenharia.

E esse inc√īmodo foi o que senti no momento em que o ouvi dizendo isso pra mim. Na verdade, acho que foi o sentimento de injusti√ßa.

Afinal de contas, eu era um excelente aluno, estava prestes a me formar em engenharia pela Unicamp, fazia parte de um ótimo programa de estágio, dava aulas num cursinho próximo de casa e estava sendo convidado por um professor para trabalhar como consultor junto dele numa refinaria da Petrobrás assim que me formasse.

Eu estava me esforçando pra construir minha vida e ganhar meu dinheiro, mas essa frase me levou a alguns meses de reflexão. Depois desse tempo, percebi que não havia nada mais verdadeiro do que aquilo que havia escutado do meu querido (e finado) pai.

Explico. √Äs vezes a gente ‚Äúse atola‚ÄĚ de compromissos, tarefas, reuni√Ķes, projetos, mas muito pouco conseguimos transformar em dinheiro. Isso acontece porque estamos nos concentrando muito pouco naquilo que realmente importa.

Se eu perguntar a uma pessoa qual √© o objetivo dela nos neg√≥cios, provavelmente ela n√£o conseguir√° responder com um √ļnico objetivo. E vai acabar aumentando a lista proporcionalmente ao tempo que eu der para ela responder.

E esse excesso de objetivos nos engana. N√≥s achamos que estamos no caminho certo, quando na verdade estamos sempre nos sentimos esmagados pela press√£o de ‚Äúter que fazer‚ÄĚ alguma coisa sobre esse projeto, outra coisa sobre aquele outro e por a√≠ vai. E acabamos por nunca fazer nada.

Além disso, quando temos muitos objetivos, acabamos sempre por realizar os mais fáceis. Claro! Não queremos sair da zona de conforto.

E, de novo, o que realmente importa nunca é feito. Já percebeu como isso sempre acontece?

O grande problema, então, não é a falta de objetivos. Objetivos todos temos. Então, o problema pode residir no excesso de objetivos. Sim, talvez esteja aí a grande resposta.

Ent√£o, a grande sa√≠da para isso pode ser definirmos sempre uma quantidade pequena de objetivos. √Č aqui que a m√°gica acontece. Quando definimos poucos objetivos, somos for√ßados a priorizar e a nos concentrar no que √© importante.

E como priorizar é algo cada vez mais difícil nos dias de hoje, isso passará a ser o seu grande diferencial competitivo nos dias de hoje. Portanto, deixo aqui um grande exercício pra você:

1. Escolha um campo da sua vida que queira arrumar (pode ser finan√ßas, sa√ļde, relacionamentos, educa√ß√£o etc.);

2. Agora defina 3 objetivos que você deseja realizar até o próximo mês;

3. No próximo mês, avalie e redefina seus 3 objetivos.

Menos op√ß√Ķes, mais foco! E outra dica: se voc√™ estiver pensando em ‚Äúfinan√ßas‚ÄĚ, ent√£o, leia novamente a frase de meu pai antes de definir os seus 3 objetivos: ‚ÄúPare de ser um bund√£o e comece a ganhar dinheiro‚ÄĚ.

E se estiver pensando em sa√ļde, leia: ‚ÄúPare de ser um bund√£o e comece a cuidar da sua sa√ļde‚ÄĚ. √Č prov√°vel que a frase de meu pai fa√ßa mais sentido agora. Lembre-se sempre dela para manter o foco nos objetivos que realmente far√£o a diferen√ßa na sua vida. Sucesso!

Foto Shutterstock. Mid adult businesswoman making hand frame in office, focus

O Dinheirama √© o melhor portal de conte√ļdo para voc√™ que precisa aprender finan√ßas, mas nunca teve facilidade com os n√ļmeros.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informa√ß√£o e atesta a apura√ß√£o de todo o conte√ļdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que n√£o faz qualquer tipo de recomenda√ß√£o de investimento, n√£o se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.