Home Empresas Tribunal russo multa Google em US$ 50,8 milhões por informações “falsas”, segundo agência

Tribunal russo multa Google em US$ 50,8 milhões por informações “falsas”, segundo agência

A multa foi calculada como uma parcela do faturamento anual do Google na Rússia

por Reuters
0 comentário
(Imagem: Reprodução/REUTERS/Paresh Dave/Arquivo)

Um tribunal russo multou o Google, da Alphabet, nesta quarta-feira em 4,6 bilhões de rublos (50,84 milhões de dólares) por não ter excluído supostas informações “falsas” sobre o conflito na Ucrânia e outros tópicos, informou a agência de notícias Tass.

A Rússia tem se desentendido com empresas estrangeiras de tecnologia sobre conteúdo, censura, dados e representação local em uma disputa latente que se intensificou depois que a Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022.

A agência de notícias RIA disse que a multa também foi imposta devido ao fato de o Google não ter removido “conteúdo extremista” e a distribuição do que a Rússia chama de “propaganda LGBT”.

O Google não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

A Rússia chama o conflito na Ucrânia de “operação militar especial”. A Suprema Corte do país decidiu em novembro que ativistas LGBT deveriam ser designados como “extremistas”, em uma medida que os representantes de homossexuais e transsexuais temem que leve a prisões e processos judiciais.

O YouTube, da Alphabet, tem sido um alvo específico da ira do Estado russo, mas, ao contrário do Twitter e das plataformas da Meta, Facebook e Instagram, não foi bloqueado.

A multa foi calculada como uma parcela do faturamento anual do Google na Rússia. A empresa recebeu penalidades semelhantes de 7,2 bilhões de rublos no final de 2021 e 21,1 bilhões de rublos em agosto de 2022.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.