O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump planeja ficar de fora do primeiro debate das primárias republicanas na próxima semana e, em vez disso, irá conceder uma entrevista online ao ex-apresentador da Fox News Tucker Carlson, disse o jornal New York Times, citando fontes informadas sobre o assunto.
Durante meses, Trump sugeriu que provavelmente deixaria de participar do debate de quarta-feira à noite em Milwaukee, no Wisconsin, argumentando que não fazia sentido dar a outros uma chance de atacá-lo, dada sua liderança considerável entre os republicanos nas pesquisas nacionais.
Trump também criticou a Fox, que está realizando o debate, pela cobertura que o canal tem feito sobre ele.
A ausência de Trump pode significar que o governador da Flórida, Ron DeSantis, que ocupa um distante segundo lugar nas pesquisas, se tornará o foco de ataques de outros candidatos que buscam se posicionar como a principal alternativa ao ex-presidente.
O porta-voz da campanha de Trump, Steven Cheung, disse que nada foi confirmado sobre os planos de debate do candidato, sem dar detalhes.
Representantes da Fox, que romperam com Carlson este ano, e do Comitê Nacional Republicano não puderam ser imediatamente contatados para comentar. Carlson, que agora está abrindo sua própria empresa de mídia, também não foi encontrado.
Na mais recente pesquisa Reuters/Ipsos divulgada este mês, Trump detinha 47% dos votos republicanos nacionalmente, com DeSantis caindo seis pontos percentuais em relação a julho, para apenas 13%. Nenhum dos outros candidatos que devem estar presentes no debate ultrapassou um dígito.